Xuxa 10 Anos (1996)

 Xuxa 10 anos, ou simplesmente, 10 Anos é um álbum paralelo de Xuxa, lançado em junho de 1996 como parte das comemorações de 10 anos de Rede Globo.

O disco traz 10 dos maiores sucessos de Xuxa, onde 5 delas ganharam versões remixadas por DJs como Cuca, Memê e Humberto Mello, além de três músicas inéditas compostas para o especial Xuxa 10 anos.

O álbum vendeu mais de 500 mil de cópias, ganhando certificação de disco de platina pela ABPD.

História do Álbum e Produção


Em 1996, Xuxa completou 10 anos de Rede Globo e claro, não deixou a data passar em branco. Com um especial noturno e comemorações dentro do Xuxa Park em vista, a apresentadora decidiu lançar um álbum para festejar a sua primeira década na maior emissora do país.

O projeto que foi iniciado em fevereiro daquele ano, inicialmente seria um disco duplo com remixes e músicas inéditas. Por algum motivo desconhecido, o segundo disco foi cancelado e foi feito apenas um. Foram encomendadas músicas que falassem da relação de Xuxa com o público durante aqueles 10 anos e em pouco tempo, a loira gravou Valeu, Dez Anos e Vamos Comemorar.

Michael Sullivan convidou alguns DJs para remixar sucessos como Tindolelê, Jogo da Rima (The Name Game) e Nosso Canto de Paz. Cogita-se que outras músicas como Pinel por Você e Doce Mel ganharam remixes, mas até hoje não há nada que confirme a informação.

Também para as comemorações, junto com o Olodum e o Timbalada, as músicas Ilariê e Tindolelê foram remixadas em um pot-pourri, porém sem perder a estrutura original. Por motivos desconhecidos, a música ficou de fora do CD, mas foi utilizada no especial e nas turnês Sexto Sentido e Tô de bem com a Vida.

Promoção do Álbum

Xuxa 10 anos foi bastante divulgado no Xuxa Park, apesar da apresentadora não ter cantado tanto as músicas inéditas. Todas as três músicas inéditas ganharam clipes que foram exibidos no especial de 10 anos e no Xuxa Park, com exceção de Vamos Comemorar que apesar do trecho divulgado no comercial do especial, nunca foi exibido.

Como uma forma de alcançar boas vendas, a versão em LP foi vendida com tiragem limitada. A turnê Sexto Sentido foi estendida como forma de promoção do álbum paralelo.

Observação: Os remixes foram editados para que coubessem na versão em LP, essas versões foram incluídas na versão digital do álbum lançada em abril de 2016.


Versão: LP
Gravadora: Som Livre
Lançamento: Primeiro semestre de 1996
País: Brasil
Detalhes: Coletânea + Remixes + Inéditas. Assim podemos definir o conteúdo deste álbum. Xuxa nunca mais produziu um album dessa forma. O album tem remixes de alguns dos DJs mais renomados do mundo, Memê, Mello e Cuca. Possui algumas músicas de sucesso em versões originais ( dos albuns) e mais 3 faixas inéditas: "Valeu", "Dez Anos" e "Vamos Comemorar". A arte do LP e do CD são extremamente fiéis (geralmente há diferença estética da capa do LP pro CD - as capas do LP costuma ter mais informações do que as capas dos CDs). Este álbum estava cotado para ser o último lançado em LP. Algumas versões remixadas deste álbum são "Radio Edit", ou seja, são editadas, existem as versões completas. Para que coubessem no álbum, optaram por colocar as versões editadas.

Faixas:
Lado A
1. Valeu
2. Tindolelê (Memê's Radio Mix)
3. Dança da Xuxa (Mello's Dance Radio Mix)
4. Brincar de Índio (Dance Mix - DJ Cuca) *
5. Jogo da Rima (The Name Game) (Memê's Super  Dance Mix) *
6. Nosso Canto de Paz (Mello's Radio Mix)

Lado B
1. Dez Anos
2. Ilariê
3. Doce Mel (Bom Estar Com Você)
4. Arco-Íris
5. Lua de Cristal
6. Festa do Estica e Puxa
7. Vamos Comemorar

* São versões completas

Versão: Cassette
Gravadora: Som Livre
Lançamento: Primeiro semestre de 1996
País: Brasil
Detalhes: A versão em cassette tentou seguir ao máximo a arte do encarte da versão em CD. Mas, curiosamente, a capa possui o "X" esticado, lembrando muitos cassettes falsificados (que eram vendidos em feiras livres), o que deve ter ocasionado falta de interesse por parte de alguns fans na época, ou pelo menos um susto!


Versão: CD
Gravadora: Som Livre
Lançamento: 1996/ Edição Gala/ Reedição de 2006
País: Brasil
Detalhes: Todas as versões em CD, em cada uma das tiragens citadas, são exatamente iguais, variam apenas a impressão interna, que foi piorando a cada tiragem produzida. Há uma versão em que a contracapa está totalmente em tons de cinza (inclusive a logomarca da Som Livre e da Gala, que possui uma versão colorida). Para todas as versões o fundo da capa é prateado fosco.

Faixas:
1. Valeu
2. Tindolelê (Memê's Radio Mix)
3. Dança da Xuxa (Mello's Dance Radio Mix)
4. Brincar de Índio (Dance Mix - DJ Cuca) *
5. Jogo da Rima (The Name Game) (Memê's Super  Dance Mix) *
6. Nosso Canto de Paz (Mello's Radio Mix)
7. Dez Anos
8. Ilariê
9. Doce Mel (Bom Estar Com Você)
10. Arco-Íris
11. Lua de Cristal
12. Festa do Estica e Puxa
13. Vamos Comemorar

* São versões completas

Versão: CD
Gravadora: Som Livre
Lançamento: Tiragens de 2005
País: Brasil
Detalhes: Este é um caso curioso, essa versão com a capa azul, na verdade, foi um erro de prensagem. Provavelmente na produção ocorreu algum problema, como a falta da cor especial (prata), e então, para não perderem tempo, colocaram a primeira cor que estava disponível. Mas o cd tem o mesmo conteúdo da tiragem anterior, não muda nada.


Versão: CD
Gravadora: Som Livre
Lançamento: Edição Econômica (2008)
País: Brasil
Detalhes: Edição que era pra ser lançada em 2006, mas por motivo desconhecido foi lançado só em 2008. É uma versão econômica, com encarte reduzido sem as fotos, somente com os créditos. Essa leva de albuns "Edição Econômica" de 2008 modificou artes de outros CDs já modificados: "Xou da Xuxa Sete", "Xuxa 5" e "Sexto Sentido". Todos eles vêm com essa informação de  "Edição Econômica" na contracapa.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário