Xuxa Tô de Bem Com a Vida (1996)

 Assim como Sexto Sentido e Luz no meu Caminho, o álbum foi idealizado com o objetivo de agradar tanto as crianças, quanto os adolescentes, já que o público de Xuxa continuava acompanhando seu trabalho.

O álbum tem como principal aposta o axé. Os ritmos e a cultura do Brasil estão muito presentes no disco em faixas como Quadrilha da Xuxa, representando os festejos juninos e Vaqueiro, Vai Buscar meu Boi, que retrata o folclore.


Tô de bem com a Vida foi o primeiro álbum de um artista brasileiro a ser lançado simultaneamente na TV, rádios e internet.

O disco vendeu mais de 500 mil de cópias, ganhando certificação de disco de platina pela ABPD.

História do Álbum e Produção

Em clima de comemoração por conta dos 10 anos de Rede Globo, Xuxa queria um álbum alegre, que refletisse o seu atual estado espírito e essa foi a principal inspiração do álbum que conta com apenas 2 músicas lentas.

O ponto alto do disco é a mistura de ritmos e temas brasileiros. O axé veio como a maior aposta com músicas como Tô de bem com a Vida e Xuxaxé, além de Carnaxuxa que retrata como é o carnaval nos diferentes cantos do Brasil.

Ainda na questão cultural, foi composta A Caravela de Cabral, que fala sobre a história do descobrimento do Brasil e Vaqueiro, Vai Buscar meu Boi, que trás um pouco do folclore ao disco.

Ai, Ai, Ai foi composta originalmente para o cantor Falcão. Quando Zé Henrique (compositor da música) mostrou a música para a empresária de Xuxa na época, Marlene Mattos, a mesma decidiu que a apresentadora gravaria a canção para o disco, argumentando que a apresentadora era irreverente e que casava com a proposta do álbum.

A faixa Brincar de Rimar é uma regravação de Fofão, porém com a letra alterada. No trecho que cita o personagem, seu nome é substituído pelo de Xuxa.

A música Amiga, composição em homenagem a Marlene Mattos, foi gravada sem que a empresária soubesse. O clipe também foi gravado como uma surpresa para a diretora.

Promoção do Álbum

Tô de bem com a Vida foi bastante divulgado no Xuxa Park, assim como a música homônima que era cantada diversas vezes no programa e no quadro Xuxa Hits. Além de cantar algumas das canções em sua atração, Xuxa participou duas vezes do Domingão do Faustão, a primeira no dia 29 de setembro e a segunda em 6 de outubro onde foi homenageada no Arquivo Confidencial.

Algumas das canções ganharam clipes nos especiais de Dia das Crianças e Natal de 1996, essas foram: Tô de bem com a Vida, Xuxaxé, Lá vai a Loura, Brincar de Rimar, Ai, Ai, Ai e A Chuva. O clipe de Amiga só foi exibido em 1998 em uma das edições do Xuxa 12 anos.

Em novembro de 1996, Xuxa inicia a turnê do álbum pelo Brasil que se estende até dezembro de 1997. O show que passou por diversas cidades, foi assistido por mais de 500 mil pessoas.


Internet

Xuxa inovou ao disponibilizar trechos de todas as músicas em seu site no dia do lançamento do álbum, um feito inédito no Brasil até então.

XUXA SEMPRE INOVANDO! Seu CD "Tô de bem com a vida" é o primeiro disco brasileiro lançado simultaneamente na TV, durante um Especial no horário nobre, nas rádios, e na INTERNET!
Aqui XUXA foi mais longe do que os outros. Colocou clipes musicais de 30 segundos cada de todas as 14 músicas do seu CD!



Versão: LP
Gravadora: Som Livre
Lançamento: segundo semestre de 1996
País: Brasil
Detalhes: O álbum está na lista dos que não foram relançados. Nessa lista também estão os álbuns "Boas Notícias", "Só Faltava Você" e "Xuxa 2000". Este album é o ultimo lançado (oficialmente) em LP. Nessa época poucas empresas optaram por lançar nesse formato, tanto que, segundo a própria Xuxa, em um Xuxa Park do ano, que o ultimo album em LP seria o "Xuxa 10 Anos". A arte das 3 versões do álbum são muito fiéis, principalmente em questão estética e de prensagem, míninas variações de cor. O album teve praticamente todas as músicas divulgadas, até mesmo "Vaqueiro, Vai Buscar meu Boi" que muitos fans desaprovam por não ter muito a ver com o conteúdo do álbum. Uma versão instrumental da faixa "A Peteca" foi tema das chamadas dos programas infantis da Xuxa de 1996 até meados de 2004. A faixa "Amiga" é uma homenagem à, até então amiga, Marlene Mattos.

Faixas:
Lado A
1. Tô de bem com a Vida
2. Lá Vai a Loura (La Balladora)
3. Xuxaxé
4. Carnaxuxa
5. A Caravela de Cabral
6. Ai, Ai, Ai
7. Brincar de Rimar

Lado B
1. Huppa Hulle (Hoopa Hoole)
2. A Peteca
3. Ficção
4. Quadrilha da Xuxa
5. Vaqueiro, Vai Buscar meu Boi
6. A Chuva
7. Amiga

Versão: Cassette
Gravadora: Som Livre
Lançamento: segundo semestre de 1996
País: Brasil
Detalhes: O álbum foi lançado em cassette também e teve distribuição defasada em alguns pontos no Brasil, mas foi facilmente encontrada nos grandes centros urbanos. Teve uma prensagem menor por conta dos CDs na época já serem bem mais acessíveis.





Versão: CD
Gravadora: Som Livre
Lançamento: segundo semestre de 1996
País: Brasil
Detalhes: Curiosamente, a venda deste álbum ainda é um certo mistério, apesar de muitos dizerem que foi sucesso, os números não representam tanta satisfação, cerca de 500.00 cópias, marcando vendas mais baixas que seus antecessores "Luz no Meu Caminho" e "Sexto Sentido" que venderam 1.000.000 e 1.400.000, respectivamente. Daí em diante, até 1999, as vendas dos albuns de Xuxa foram caindo.

Faixas:
1. Tô de bem com a Vida
2. Lá Vai a Loura (La Balladora)
3. Xuxaxé
4. Carnaxuxa
5. A Caravela de Cabral
6. Ai, Ai, Ai
7. Brincar de Rimar
8. Huppa Hulle (Hoopa Hoole)
9. A Peteca
10. Ficção
11. Quadrilha da Xuxa
12. Vaqueiro, Vai Buscar meu Boi
13. A Chuva
14. Amiga



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário