Xuxa Luz no Meu Caminho (1995)

 Assim como o lançamento anterior, Sexto Sentido, o disco aposta no público infanto-juvenil, com músicas mais maduras e referências do funk e dance-pop.

Apenas na primeira semana, o álbum cerca de 1.200.000 de cópias, ganhando certificação de disco de diamante pela ABPD.

História do Álbum e Produção


Após o sucesso do álbum Sexto Sentido, o público que cresceu com Xuxa queria ver cada vez mais músicas voltadas para os adolescentes, porém a loira ainda tinha o desejo de fazer discos infantis. A loira até tentou fazer com que as Paquitas Nova Geração a representassem com músicas nesse estilo, porém o desejo do público era mais forte.

Uma das primeiras canções gravadas para o álbum foi Sábado, composta como tema do programa Xuxa Park. Logo depois veio Xuxa Hits, composta se baseando no quadro homônimo que vinha ganhando cada vez mais notoriedade, ganhando cenário próprio e um horário "independente" do Park.

O disco aborda uma linguagem mais madura trazendo temas como balada, religião, amor e patriotismo. Uma das faixas que mais se destaca é Brasileira. A música retrata o amor de Xuxa pelo Brasil, enaltecendo seu povo e cultura. Durante as gravações da música, a própria apresentadora pediu para que fosse incluído um trecho da narração da Copa do Mundo de 1994, quando o Brasil se tornou tetracampeão, além da narração de Galvão Bueno em uma das vitórias de Ayrton Senna. A loira também mostra o amor pela sua terra em outra faixa, mas dessa vez, falando sobre a sua cidade natal, Santa Rosa, que dá título a canção.


Príncipe Encantado foi escrita com base no momento em que Xuxa vivia na época. A loira se sentia muito sozinha e sonhava em encontrar um rapaz que pudesse fazê-la feliz. A música traz elementos do funk melody, ritmo que dominava as rádios naquele período. Ainda no funk, o álbum trouxe a faixa Funkeiro que inicialmente seria interpretada por um menino que viveria a história da música. Mas, Xuxa e sua equipe não conseguiram encontrar ninguém que combinasse, a letra sofreu algumas alterações para que a própria loira interpretasse. Lincoln Olivetti chegou a produzir um arranjo totalmente diferente para a canção, porém Marlene Mattos preferiu a versão da fita demo enviada pelo compositor.

O cantor Abdullah participou da música Como o Sábio Diz, assim marcando a primeira de várias parcerias entre ele e a rainha dos baixinhos. O compositor também participou como backing vocal de várias faixas do disco.

Entre as faixas mais infantis, além de Sábado que foi descartada no final da produção, a apresentadora trouxe a brincadeira Salada Mixta, Sorvete, o axé Xuá Xuá e Pra que Fumar que foi escrita com base na campanha contra o cigarro que a loira estrelou no final daquele ano.

No disco, a loira também fala sobre sua crença na faixa Luz no Meu Caminho. Tratando de forma mais direta esse tema, foi incluída a música Crer para Ver, gravada para o especial de Natal de 1994. A canção tem a participação especial da cantora gospel Aline Barros.

Inicialmente, Brasileira seria a faixa-título do disco, porém no final de setembro decidiram alterar para Luz no Meu Caminho. Para a arte do disco, a própria Xuxa escolheu a foto Hilly Desert Road Reflecting Sunset do fotógrafo Eric Meola para ilustrar o encarte.

Promoção do Álbum

Iniciando a divulgação do disco foi lançada a música Xuxa Hits. Pela primeira vez, Xuxa gravou um clipe para uma música com a única intenção de divulgar seu álbum e não apenas para exibir em seu programa e em especiais. O vídeo foi distribuído para a imprensa e chegou a ser exibido em canais como a MTV e SBT. Aos poucos, outras músicas do Luz no Meu Caminho foram divulgadas no programa Xuxa Park, mas apenas Salada Mixta foi trabalhada como single.

No dia 15 de outubro de 1995, Xuxa participou do Domingão do Faustão cantando as músicas Xuxa Hits e Salada Mixta, além de apresentar as Paquitas Nova Geração e o grupo You Can Dance. Pouco tempo depois, Pra Que Fumar? foi usada como tema da campanha do Ministério da Saúde contra o cigarro.

Luz no Meu Caminho, Salada Mixta, Brasileira, Pra Que Fumar, Como o Sábio Diz e Ritmos ganharam clipes no especial de Natal de 1995. A música Crer para Ver já havia ganhado clipe no especial do ano anterior. No programa noturno que comemorou os 10 anos de Xuxa na Globo, em 1996, a música Príncipe Encantado também ganhou um clipe.

Diferente dos outros álbuns, não houve turnê do Luz no Meu Caminho. Em uma entrevista pouco depois do lançamento do disco, a empresária da época, Marlene Mattos justificou que não fazer turnê fazia parte da estratégia de marketing. Marlene chegou a cogitar a realização de dois shows, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo, com músicas do álbum, porém não se sabe se o plano se concretizou.

Além do VHS, Sexto Sentido - O Xou, lançado em maio de 1996, a Globo Vídeo chegou a editar um VHS com o título Luz no Meu Caminho. Não se sabe ao certo se o conteúdo seria os clipes das músicas do disco ou o registro de um dos shows planejados por Marlene.


Versão: LP
Gravadora: Som Livre
Lançamento: ??/??/1995
País: Brasil
Detalhes: A arte para o LP, assim como a maioria das capas dos discos, tem seus textos e a foto mais bem distribuídos do que na arte adaptada para o CD. A as cores também são mais claras e a qualidade das fotos é maior também. A ordem das músicas é diferente do CD. A logomarca da Som Livre aparece logo abaixo do nome XUXA.

Faixas:
Lado A
1. Brasileira
2. Xuxa Hits
3. Mania de Malhar
4. Salada Mixta
5. Sorvete
6. Ritmos
7. Luz No Meu Caminho (A Terra)

Lado B
1. Príncipe Encantado
2. Como o Sábio Diz
3. Funkeiro
4. Pra Que Fumar
5. Xuá Xuá
6. Santa Rosa
7. Crer Pra Ver


Versão: Cassette
Gravadora: Som Livre
Lançamento: ??/??/1995
País: Brasil
Detalhes: A Arte foi adaptada para o cassette. O nome fica na horizontal acima do nome do álbum. A ordem das músicas é a mesma da versão em LP. 






Versão: CD
Gravadora: Som Livre
Lançamento: ??/??/1995
País: Brasil
Detalhes: Primeira edição em CD. As faixas estão misturadas, diferente das versões em LP e cassette. O encarte possui bastantes fotos que não foram inclusas na versão em LP, exceto uma foto que foi utilizada num postal que vinha junto com o LP. O rótulo do CD é a foto do poster do LP.

Faixas:
1. Brasileira
2. Xuxa Hits
3. Mania de Malhar
4. Salada Mixta
5. Como o Sábio Diz
6. Funkeiro
7. Pra Que Fumar
8. Sorvete
9. Ritmos
10. Príncipe Encantado
11. Xuá Xuá
12. Santa Rosa
13. Luz no Meu Caminho (A Terra)
14. Crer Pra Ver

Versão: CD
Gravadora: Som Livre
Lançamento: ??/??/2001
País: Brasil
Detalhes: Segunda edição em CD. Com cores mais escuras, deixa de ter o rótulo com a foto e passa a ter o rótulo amarelo. O conteúdo do encarte é o mesmo da primeira edição.

Versão: CD
Gravadora: Som Livre
Lançamento: ??/??/2006
País: Brasil
Detalhes: Terceira edição em CD. Passa a ser uma edição econômica, e o encarte possui somente os créditos.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário