Image Map

Xuxa e Arisco (1991-1998)

Arisco
é uma marca brasileira de produtos alimentícios, pertencente à multinacional anglo-neerlandesa Unilever. Entre os anos de 1969 e 2000, a Arisco foi uma grande empresa brasileira atuante no setor de gêneros alimentícios, produtos de higiene pessoal e limpeza. Desde 1991 a parceria entre Xuxa Meneghel e Arisco era dada como certeira, não só a apresentadora como o corredor de Formúla 1, Rubens Barrichello.

Foi fundada em 1969, com uma produção de tempero em pasta (sal temperado). Desde então, no início da década de 1970, além da pasta, a Arisco entrou em franca expansão, comprando outras empresas da área de alimentos.

Nas décadas de 1980 e 1990, a marca já em visão nacional, passou a fabricar atomatados, caldos e sopas, amido de milho, pó para refresco, achocolatado, maionese, mostarda, catchup e macarrão instantâneo. Nesta época, a linha Arisco começou a ser exportada para vários países.

A comunicação 

A ARISCO sempre se preocupou em associar seu nome à imagem de pessoas famosas, de grande apelo popular. Entre os artistas que participaram das campanhas publicitárias da marca destacam-se a cantora Elza Soares, a atriz Dina Sfat, os comediantes dos Trapalhões e a apresentadora Xuxa. Com esta última, a ARISCO assinou um contrato de patrocínio pessoal e exclusivo no Brasil e na América Latina. Durante mais de um ano, Xuxa e as Paquitas – ajudantes da apresentadora – usaram o logotipo da marca em bonés, camisetas e broches nos shows realizados no país e no exterior. A marca também patrocinou nomes importantes do automobilismo, como Ayrton Senna e Rubens Barrichello – este último ainda em início de carreira. Entre as celebridades que há poucos anos ligaram sua imagem a marca está a cantora Ivete Sangalo.

A História de Xuxa com Arisco

Foi em 1993, que o refresco em pó Frisco foi lançado, e foi esse produto o principal responsável por  vincular a imagem de Xuxa à marca de forma definitiva. Cada embalagem trazia em seu verso uma foto da apresentadora para ser recortada e colecionada. 

Na realidade, a empresa se tornou uma das patrocinadoras dos sorteios do Xou da Xuxa, no ano de 1990. Os baixinhos que escrevessem para o programa ganhavam uma bicicleta promocional.  Xuxa foi escolhida para destacar a praticidade e jovialidade do produto junto ao seu público, que tinha donas de casa também. 



E somente em 1992 Xuxa fechou um contrato de exclusividade com a marca e passou a ser a garota propaganda, ficando responsável por todas as campanhas publicitárias, fora o merchandising em seus programas. E em 1994, a turnê Sexto Sentido foi patrocinada pela empresa. Nesse mesmo ano foi ano de Copa do Mundo e a Arisco recrutou Xuxa e as Paquitas para mais um filme publicitário. O jingle “Eu to assim com a Arisco” se tornou praticamente uma música alternativa de Xuxa. 




Até então os comerciais não traziam música e nem precisamos dizer o quanto isso agradou aos fãs da loira. Daí pra frente a fórmula foi usada sem moderação. Tivemos jingle pra maionese, pro Natal e até pro achocolatado Mágico, o último em 1998.

A Arisco, enquanto empresa (1969 - 2000), foi dona de várias marcas de bens de consumo, como Mágico (achocolatado), Frisco (refrescos em pó), Assolan (esponjas de aço e de limpeza) e Biju (Lava roupas e produtos de limpeza). Devido ao desinteresse de sua nova controladora, Unilever, pelos tais mercados, a primeira foi revendida para a PepsiCo, fabricante de Toddy. A segunda, foi vendida em 2009 ao grupo potiguar Santa Clara, fabricante dos cafés Santa Clara e Três Corações. Já a terceira foi revendida para João Alves de Queiroz Filho, antigo controlador da Arisco, no ano de 2002, no príncipio da atual Hypermarcas. A quarta marca foi extinta.


Matéria do Jornal Folha de São Paulo 1994

São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 1994

A apresentadora de TV Xuxa Meneghel gravou ontem, no estádio do Maracanã, comercial da Arisco que vai ao ar, em três versões, da segunda quinzena de maio até o final da Copa.
O objetivo da empresa é associar seu nome e o de Xuxa com o futebol, dando apoio à seleção brasileira que disputará o próximo mundial, em junho, nos EUA.
A empresa e Xuxa não revelaram as cifras do contrato publicitário. A apresentadora é garota propaganda da Arisco desde 91. Seu contrato atual vai até maio de 95.
Xuxa tem a obrigação contratual de aparecer em oito comerciais por ano, participar de dois almoços promovidos pela Arisco e usar em público boné e broche da empresa.
Gravado pela produtora Net Filmes, o comercial reúne Xuxa e várias paquitas no gramado do Maracanã. Xuxa dá uma de polivalente: atua como jogadora, juíza e massagista.
Na planilha de gravação, a apresentadora é descrita como "uma espécie de Romário-Bebeto-Muller-Raí", craques da seleção. Ela distribui jogadas e marca a maioria dos gols.
Numa das cenas, ela chuta em gol e aparece defendendo o próprio chute. Duas paquitas trombam no campo, num lance de falta, e surge Xuxa como juíza, levantando um cartão amarelo.
Quando uma paquita, machucada, precisa de massagem, lá vem Xuxa acompanhando duas paquitas que carregam uma maca. Todas as cenas gravadas se transformarão em três versões de comerciais.
Apesar de polivalente nos comerciais, Xuxa afirmou não gostar de futebol. Na infância, era obrigada a jogar com os irmãos mais velhos e "ficava só pegando bola".
"Ver futebol, curtir, eu só gostava de ver as Copas", disse. Xuxa afirmou que só assistia jogos, com mais frequência, quando namorava Pelé.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário