Xuxa (1993) álbum

O disco traz canções descartadas dos álbuns da série Xou da Xuxa e outras gravadas especialmente para edições especiais do programa e especiais de Natal.

Foram vendidas pouco mais de 100 mil cópias do álbum, até setembro de 1993.

História do Álbum e Produção

Em 1993, Xuxa passa a se dedicar cada vez mais aos seus programas no exterior. No mesmo ano, passou a apresentar um dominical que levava o seu nome nas tardes da Rede Globo, dessa vez voltado para toda a família. Como uma maneira de não deixar de lançar um disco naquele ano, foi decidido fazer um álbum com músicas de arquivo, que o público ainda não conhecia, além de canções gravadas para especiais da loira.

Como uma maneira mais eficaz de preencher o disco, a maioria das músicas incluídas foram gravadas para os dois últimos álbuns lançados: Xou da Xuxa Seis e Xou da Xuxa Sete. Do sexto álbum da série, foram descartadas as músicas: Corrente do Amor, Tô Aí e Direitos dos Baixinhos, que inicialmente havia sido gravada para o Xuxa 5.

As músicas Brincando com o Tempo, Terra e Coração, Maçã do Amor e Espelho Meu foram gravadas para o Xou da Xuxa Sete. Inclusive, Espelho Meu ganhou uma versão em espanhol que serviu de tema de abertura do El Show de Xuxa em 1992. Terra e Coração também ganhou uma versão, além de ter sua versão original executada na abertura das turnês Xuxa 92 e Sexto Sentido.

Do 4º Xou da Xuxa, temos a música Terra Prometida. Um dueto gravado com Amanda do Trem da Alegria. A canção que foi substituída por Recado pra Xuxa no 4º Xou, ganhou um clipe no especial de Natal de 1989. Mil vezes Mil foi gravada especialmente para a edição nº 1000 do Xou da Xuxa. Menino Deus é a única música que não se sabe para qual álbum foi gravada.

Não foi realizado um ensaio fotográfico para a capa do disco. As fotos utilizadas na arte do álbum foram feitas para a divulgação do programa de Xuxa nos Estados Unidos. As mesmas fotos escolhidas para esse disco, foram usadas também como capa e contra-capa para a coletânea Todos sus Êxitos, lançada apenas no exterior.

Promoção do Álbum

Por ser um disco feito apenas para "tapar buraco", a divulgação foi mínima e se limitou apenas a algumas performances de Corrente de Amor no programa Xuxa e aos comerciais exibidos na programação da Rede Globo, em versões de 10 e 30 segundos.


Versão: LP
Gravadora: Som Livre
Lançamento: meados de 1993
País: Brasil
Detalhes: Xuxa estava trabalhando fora do Brasil e precisava lançar algum material para não deixar os fans na mão, e então sua produção sugeriu lançar musicas que fariam parte de alguns albuns anteriores e músicas de especiais de tv. Foram escolhidas 10 músicas, Então, para que não tomasse muito tempo, foram escolhidas fotos de divulgação do programa norte-americano e a arte foi feita rapidamente, em questão de poucas semanas o álbum foi divulgado. A venda foi positiva, apesar de ser uma coletânea de b-sides, cerca de 500.000 cópias. Apesar das faixas serem de várias épocas, o álbum ficou coeso, ficou com sonoridade próxima, provavelmente os arranjos foram refeitos em algumas musicas.

Faixas:
Lado A
1. Corrente do Amor (Gravada para o "Xou da Xuxa Seis")
2. Tô Aí (So Do Ti) (Gravada para o "Xou da Xuxa Seis")
3. Brincando com o Tempo (Gravada para o "Xou da Xuxa Sete")
4. Terra Prometida (Especial de Natal de 1989)
5. Menino Deus (Gravada em 1993, porém guardada para ser usada no especial de Natal do mesmo ano)

Lado B
1. Direitos do Baixinhos (Especial de Dia das Crianças de 1990)
2. Terra e Coração (Gravada para o "Xou da Xuxa Sete")
3. Maça do Amor (Gravada para o "Xou da Xuxa Sete")
4. Espelho Meu (Gravada em espanhol para o programa latino Show de Xuxa, porém foi gravado em português para ser lançado neste album)
5. Mil Vezes Mil (Especial do Milésimo Programa Xou da Xuxa)

Versão: Cassette
Gravadora: Som Livre
Lançamento: meados de 1993 / Relançamento de 1996
País: Brasil
Detalhes: Erros de prensagem fizeram a capa do cassette (tanto a primeira versão como o relançamento de 1996) ficar muito escura e avermelhada. A versão em cassette vendeu muito bem - boa parte da vendagem contabilizada foi em cassettes. A distribuição dessa versão ajudou bastante as vendas.




Versão: CD
Gravadora: Som Livre
Lançamento: Aproximadamente 1 mês depois do lançamento
País: Brasil
Detalhes: Primeira versão em CD. Demorou quase 1 mês para ser lançado nesse formato e a distribuição não foi muito bem, num primeiro momento. A versão em CD começou a vender melhor só em Novembro/Dezembro de 1993. As versões em CD possuem quatro faixas bonus, porém são exatamente como em seus respectivos albuns.

Faixas:
1. Corrente do Amor
2. Tô Aí (So Do Ti)
3. Brincando com o Tempo
4. Terra Prometida
5. Menino Deus
6. Direitos do Baixinhos
7. Terra e Coração
8. Maça do Amor
9. Espelho Meu
10. Mil Vezes Mil
11. Tindolelê
12. Ilariê
13. Hoje é dia de Folia
14. Pinel Por Você

Versão: CD
Gravadora: Som Livre
Lançamento: Edição Gala (a partir de 1996)
País: Brasil
Detalhes: Exatamente como a primeira versão em CD, porém com o selo Gala na capa, levemente fora da área da foto.


Versão: CD
Gravadora: Som Livre
Lançamento: Edição Gala (tirangens de 2001)
País: Brasil
Detalhes: Exatamente como a primeira versão em CD, porém com o selo Gala na capa, desta vez dentro da área da foto. A partir daqui a impressão de cada tiragem deste album começa a variar, ora mais clara ora mais escura.

Versão: CD
Gravadora: Som Livre
Lançamento: Reedição de 2006/ Edição Econômica (2008)
País: Brasil
Detalhes: Pela primeira vez o álbum deixa de ter as letras e passa a ter encarte simples, sem letras. A edição de 2008 passa a ter a informação "Edição Econômica" na contracapa. Utilizaram as fotos originais e refizeram a capa e o encarte, que lembrou mais o encarte da primeira versão em CD. O pessoal da arte se descuidou e na versão de 2006 a faixa "Menino Deus" não foi listada na contracapa, porém a numeração ficou "4. Terra Prometida 6. Direitos dos Baixinhos".

fontes de informações: https://gdxuxa.weebly.com/xuxa.html

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário