O disco traz uma Xuxa mais madura e alegre com influências da lambada. Como destaque temos as músicas: Marquei um X e Nosso Canto de Paz. Xou da Xuxa Sete vendeu aproximadamente 500 mil cópias apenas na primeira semana, sendo certificado disco de platina pela ABPD.
A versão em CD foi a única em de toda a carreira de Xuxa a vir com um slipcase, uma espécie de luva que protege a embalagem do disco.
Em 1991, Xuxa ainda decidia se encerraria ou não o programa Xou da Xuxa naquele ano. Mas, já estava quase certa de que o sexto álbum de mesmo título do programa, seria o último da série. Já era pensado em uma coletânea com os hits do Xou e um songbook, um livro com tablaturas e partituras instrumentais de alguns sucessos da loira. Com a continuação do programa em 1992, foi produzido o último disco da série.
Em uma entrevista, Xuxa chegou a comentar que recebeu muitas músicas animadas para o disco e de fato, o álbum é bastante alegre, apesar do ar de despedida. As primeiras a serem gravadas foram: Xuxa Park e A Vida É uma Festa, que serviram de tema para o Xou da Xuxa naquela temporada.
A atriz Fafy Siqueira que no ano anterior escreveu A Dança do Paloê para o Xou da Xuxa Seis, escreveu mais uma canção especialmente para a Rainha. Marquei um X mescla seu ritmo alegre com o clima de despedida, pedindo para que o público lembre de Xuxa e seu Xou com muito carinho.
Assim como foi feito desde o quinto álbum da série, a maioria das músicas gravadas para o Xou Sete também foram gravadas em espanhol. Inclusive as descartadas como Terra e Coração e Espelho Meu.
Inicialmente, o álbum se chamaria Xétimo Xou da Xuxa. Porém, optaram por Xou da Xuxa Sete, com o número 7 por extenso, assim como no disco anterior. Seria lançado entre o final de agosto e o início de setembro, mas por conta de atrasos na produção foi lançado em outubro.
Um dos destaque do disco é o encarte recheado de imagens de arquivo pessoal de Xuxa. Foram selecionadas várias fotos de infância, além da certidão de nascimento da loira e uma foto do ensaio para o álbum.
Algumas das faixas descartadas do álbum chegaram ao conhecimento do público ao serem lançadas no álbum Xuxa, em 1993. Além das já mencionadas, Brincando com o Tempo e Maçã do Amor também foram adicionadas ao disco. Outras foram conhecidas em outras oportunidades ou mencionadas por Xuxa em alguns programas, como é o caso de Átila.
Lá vem o Trem, composição de Evandro Mesquita foi removida do álbum de última hora. Inclusive, o título da música chegou a ser divulgado para a imprensa.
Promoção do Álbum
As músicas do Xou da Xuxa Sete costumavam ser executadas no Xou da Xuxa e Paradão da Xuxa. A loira também cantava algumas faixas, principalmente Nosso Canto de Paz, A Vida é uma Festa, A Pulga e Marquei um X que foram as mais trabalhadas, além de Xuxa Park que foi utilizada como descida da nave na temporada final do Xou. Marquei um X, Baila, Baila, A Pulga, Nosso Canto de Paz, A Vida é uma Festa e América Geral ganharam clipes no especial de Natal daquele ano.
Diferente dos discos anteriores, Xuxa não chegou a divulgar o Xou Sete em outro programa de TV que não fosse dela. Em 25 de abril de 1993, a loira cantou alguns de seus hits no Domingão do Faustão, além de Marquei um X e Nosso Canto de Paz, porém a participação no programa foi com a intenção de divulgar o programa Xuxa, que estreou no domingo seguinte e não para divulgar o álbum mais recente.
Houve divulgação do disco nas rádios também. Foi enviado para rádios de todo o Brasil, o CD-single da música Marquei um X, pouco antes do lançamento do disco. Além disso, no dia 10 de outubro de 1992, Xuxa deu entrevista para a rádio carioca FM 105, no programa Sala de Visitas.
Por conta do atraso no lançamento do disco e do acúmulo de compromissos na agenda de Xuxa, foram realizados apenas 2 shows da turnê Xuxa 92 no Brasil: um em São Paulo e outro em Belo Horizonte.
Era veiculado durante a programação da Rede Globo, dois comerciais divulgando o lançamento, O primeiro de 30 segundos e o segundo de 10 segundos.
Gravadora: Som Livre
Lançamento: meados de 1992
País: Brasil
Detalhes: A Primeira versão lançada do álbum "Xou da Xuxa Sete" foi em LP. A edição em cd e k7 foi lançada na semana seguinte. Esse álbum fecha o "ciclo praiano" ("Xuxa 5", "Xou da Xuxa Seis" e "Xou da Xuxa Sete") já que em todos os ultimos três álbuns sempre há alguma música de "verão" como a lambada, por exemplo, e as fotos foram feitas na praia (ou piscina). Nesse álbum percebemos um amadurecimento no som da Xuxa, e justamente por conta desse crescimento este foi um dos álbuns do Xou em que mais foram gravadas músicas e a seleção de repertório foi mais difícil. O Xou da Xuxa encerra-se no final desse ano e a produção já se preparava para uma grande mudança na carreira de Xuxa. O ano de 1992 foi decisivo na carreira de Xuxa, já que ela já havia gravado programas fora do Brasil e seus álbuns internacionais haviam vendido bem, no exterior. Esse ano fecha o "primeiro estágio" da carreira de Xuxa na Rede Globo.
Faixas:
Lado A
1. Marquei um X
2. A Vida é Uma Festa
3. Tribo do Amor
4. Mamboleo
5. Ai, Que Coisa Boa
6. Xuxa Park
Lado B
1. Nosso Canto de Paz
2. Sorriso no Rosto
3. A Pulga
4. A Voz dos Animais
5. Baila, Baila
6. América Geral
Gravadora: Som Livre
Lançamento: cerca de uma semana após o lançamento em LP
País: Brasil
Detalhes: A versão em cassette manteve a cor azul do encarte para a parte inferior da capa e a fonte, porém a imagem da capa possui uma qualidade péssima... com excesso de cor magenta na prensagem e a imagem da capa aparenta estar desfocada.
Faixas:
Lado A
1. Marquei um X
2. A Vida é Uma Festa
3. Tribo do Amor
4. Mamboleo
5. Ai, Que Coisa Boa
6. Xuxa Park
Lado B
1. Nosso Canto de Paz
2. Sorriso no Rosto
3. A Pulga
4. A Voz dos Animais
5. Baila, Baila
6. América Geral
Gravadora: Som Livre
Lançamento: final de 1995/ início de 1996
País: Brasil
Detalhes: A versão em cassette relançada em 1996, juntamente com a comemoração de 10 anos de globo sofreu modificações (atualizações), porém ao tentarem melhorar a imagem da capa, acabou que ficou pior do que a versão original, ficou mais desfocada ainda e mais avermelhada.
Gravadora: Som Livre
Lançamento: cerca de uma semana após o lançamento em LP, em 1992
País: Brasil
Detalhes: Versão raríssima de se encontrar. Esta é a primeira prensagem em CD desse álbum. O cd vinha com uma "luva" de papelão com a capa e a contracapa original, protegendo o cd. Mas o conteúdo é exatamente igual ao cd que os fans conhecem. A principal diferença é a capa de papelão. A contracapa é exatamente igual a do LP, as informações da Som Livre ficam na parte inferior direita com um tamanho de fonte mínimo. Provavelmente resolveram lançar o álbum dessa maneira para que se destacasse nas lojas de discos. Pouquíssimos artistas brasileiros haviam feito uma "luva" para seus álbuns em CD até então.
Faixas:
1. Marquei um X
2. A Vida é Uma Festa
3. Tribo do Amor
4. Mamboleo
5. Ai, Que Coisa Boa
6. Xuxa Park
7. Nosso Canto de Paz
8. Sorriso no Rosto
9. A Pulga
10. A Voz dos Animais
11. Baila, Baila
12. América Geral
Gravadora: Som Livre
Lançamento: a partir da produção de uma segunda prensagem, ainda em 1992
País: Brasil
Detalhes: Versão mais conhecida em formato CD. O encarte possui apenas uma foto em relação ao encarte do LP (que possui várias fotos da infância e pré-adolescencia da Xuxa). O encarte se resume a foto mais famosa de Xuxa (bebê) e sua mãe "Aldinha", uma foto do ensaio do disco, capa e contracapa. O encarte se mantém azul (da mesma cor do encarte do LP) e não possui o coração com um X no centro (LP). Possui todas as letras. Uma curiosidade: a capa, por inúmeras tiragens ficou milimetros maior do que a caixinha, o que fazia com que a capa ficasse amassada por falta de espaço e marcada pelas travinhas das caixinhas de cd, esse erro foi corrigido quando lançaram a edição Gala.
Gravadora: Som Livre
Lançamento: início de 1996
País: Brasil
Detalhes: A edição Gala do álbum se manteve igual a de 1992, porém com códigos de barras (na contracapa) e com a logo da Gala cobrindo a da Som Livre, na capa. As cores e a qualidade de impressão iam distorcendo a cada tiragem, em meados de 2004 a capa possuia ruídos e a qualidade de som estava ruim.
Gravadora: Som Livre
Lançamento: segundo semestre de 2006
País: Brasil
Detalhes: Para acompanhar a comemoração de 20 anos de Xuxa na Globo, a Som Livre investe na discografia (disponível) de Xuxa e resolve reformular as capas. Porém a do "Xou da Xuxa Sete" sofreu "graves" mudanças e tratamentos mal feitos. A capa foi tratada da versão de 1996, e a logo Gala foi apagada, mas podemos observar manchas de imagens mal-tratadas no photoshop. As fotos se mantiveram, porém o encarte deixa de ser azul e, curiosamente, passa a ser rosa. A edição passa a ser simples e sem letras, somente com os créditos. A edição ganha contracapa "semelhante" a do LP, porém a má vontade e a falta de pesquisa fizeram com que as edições pecassem por falta de precisão e semelhança com as versões em LP.
Gravadora: Som Livre
Lançamento: meados de 2009
País: Brasil
Detalhes: Para o espanto e desaprovação de muitos fans, a tiragem mais recente é ainda mais resumida que a versão de 2006. A foto da mãe de Xuxa fica menor ainda, ao lado dos créditos. A foto da contracapa passa a ficar realmente na parte de trás do álbum e a foto em que Xuxa está com um cabritinho fica ao lado da capa, que passa a ter somente uma dobra (a edição de 2006 possui 2 dobras). E na contracapa há o dizer "Edição Econômica".
pesquisa de informações: https://gdxuxa.weebly.com/xou-da-xuxa-sete.html