Segundo o diretor, foram mais três milhões e oitocentos mil unidades vendidas pela gravadora Som Livre. Números tão surpreendentes que passou a constar no Guiness Book como o álbum infantil mais vendido no mundo. "Marlene Mattos produzia lindos clipes de quase todas as músicas do disco para o programa, marketing imbatível na época para venda dos discos".
A música Ilariê ficou em 1º lugar por 20 semanas nas paradas brasileiras, sendo a música mais executada nas rádios juntamente com Faz Parte do Meu Show de Cazuza. A canção se tornou o hit mais conhecidos de Xuxa e chegou a ser gravado em 80 línguas diferentes como chinês e alemão.
Com o sucesso, o disco chegou a ser lançado também em outros países como Israel.
Para o Xou 3, foi feita uma pré-seleção de 200 composições feita por Michael Sullivan e Paulo Massadas, depois essas canções foram ouvidas por Xuxa e Marlene Mattos sem que elas soubessem quem eram os compositores, para que não houvesse qualquer tipo de favoritismo. Dessas 200, 16 foram escolhidas 16 canções para que a rainha colocasse a voz.
Xuxa gravou o álbum em cerca de 30 dias e estava tão dedicada que chegou a ir aos estúdios durante a madrugada e até aos finais de semana.
Após todas as músicas gravadas, a produção da Som Livre foi a escolas públicas do Rio de Janeiro e executou todo material para alguns alunos que davam notas de 0 a 10. Além de tocar as músicas durante os intervalos das gravações do Xou da Xuxa, dependendo da reação das crianças, a música era incluída.
A música Arco-Íris foi feita especialmente para o filme Super Xuxa contra o Baixo Astral. Xuxa gostou tanto da música que decidiu incluir no disco também.
Para o Xou 3, a cantora Rita Lee compôs a balada Bela BB. A canção fazia referência à atriz francesa Brigitte Bardot. A loira não chegou a gravar a música. Iô-Iô, um dos grandes hits do Trem da Alegria, foi gravada para o álbum e depois regravada como dueto com o grupo.