Fuscão Preto ( trad. Besouro Preto ) é um filme brasileiro de drama e aventura de 1983 , escrito por Francisco de Assis e dirigido por Jeremias Moreira Filho. O filme é baseado na música "Fuscão Preto" de Atílio Versutti e Mariel e cantada por Almir Rogério, foi filmado nas cidades de Mogi Guaçu , Mogi Mirim e Espírito Santo do Pinhal , todas cidades do interior do estado de São Paulo, Brasil .
A música foi lançada entre os anos de 1981/1982 e fez sucesso com a população da época, atingindo seu maior sucesso.
"Fuscão Preto" é uma fantástica aventura, que fala do amor de um carro por uma jovem. O ambiente é uma típica cidade do interior, o prefeito, está empenhado em persuadir Lucena a substituir sua criação de cavalos por plantação de cana, e juntos instalarem uma usina de álcool. Para isso, força o casamento de seu filho com Diana, filha de Lucena. O Fuscão Preto interfere nessa trama. Assistindo o desenrolar desse conflito está Lima, que como Marcelo, busca sua forma de vencer o Fuscão, seu rival, através do que melhor sabe fazer: domar. Permeando toda a estória, e de certa forma, se contrapondo, estão os dois meios: o urbano, com suas festinhas, papos de bares, clubes, etc. e o rural, com suas modas de viola, a vida na fazenda e seus personagens ingênuos. O Fuscão Preto faz o elo de ligação, criando um clima de medo e curiosidade para os dois lados e conduzindo a estória a um final inesperado.
Curiosidades
• O filme é todo baseado na música "Fuscão Preto", e segue ao pé da letra, tanto que o filme acaba que fica meio sem sentido em alguns momentos
• O filme tem apenas quatro músicas em sua trilha sonora, e não possuem informações nos créditos finais. As músicas são: "Fuscão Preto", "Aguenta Coração", Ai, Ai, Ui, Ui" e "Cana Verde"
• Teve locações em Mogi-Guaçu e Espirito do Pinhal, em São Paulo
• A fazenda, em Mogi-Guaçu, onde foi gravado o filme, chama-se Fazenda Córrego Fundo (e no filme chama-se Fazenda Santa Helena)
• É o filme em que Xuxa está com a pele mais queimada de sol. Extremamente morena.
• A dublagem desse filme é ruim e compete com "Amor Estranho Amor" no quesito sincronia e fala. Em uma das cenas do filme vemos Xuxa falar com sotaque carioca bem arrastado, porém na dublagem ouvimos a voz da Xuxa bem clara e quase sem o sotaque.
• A voz da Xuxa na dublagem está bem grave, mais grave do que no filme "Amor Estranho Amor"
• Este filme é comumente confundido com "Amor Estranho Amor"
• Xuxa não faz questão de lembrar deste filme também, mas diferente de "Amor Estranho Amor", ela parece REALMENTE não lembrar que atuou neste filme.
• A primeira versão em VHS é muito rara de encontrar, em compensação a versão "Reserva Especial" de tempos em tempos é encontrada a venda em sites de leilão.
• Nunca foi relançado em DVD, e até o momento nenhuma produtora Home-Video se interessou em relançar
Versões Lançadas
Data de Lançamento: Início de 1984
País: Brasil
Detalhes: A primeira versão lançada tem qualidade muito ruim, tanto em áudio (mono) quanto de imagem, que está escura. A qualidade do material da fita também não era das melhores, já que em pouco tempo depois do lançamento já dava problemas.
Data de Lançamento: Meados de 1988 (??)
País: Brasil
Detalhes: A segunda versão é a mais conhecida. A qualidade imagem melhora consideravelmente, porém o áudio continua bem abafado, em mono.
ASSISTA AO FILME:
OUÇA AS MÚSICAS TOCADAS NO FILME: