Xuxa 2000 (1999)


Este álbum é o mais eclético da Rainha dos Baixinhos já que mistura vários ritmos como o pagode, country, pop, rap e axé.

O álbum vendeu cerca de 100 mil de cópias, ganhando certificação de disco de ouro pela ABPD.

História do Álbum e Produção

Em fevereiro de 1999, foi anunciado que Xuxa gravaria um álbum ao vivo durante a turnê que realizaria em abril daquele mesmo ano. Por conta das gravações do filme Requebra, nem o álbum e nem a turnê se concretizaram. Em contrapartida, a Rainha dos Baixinhos sentia a necessidade de fazer um álbum mais infantil. Com o cancelamento do projeto ao vivo, decidiram iniciar a produção de mais um álbum em estúdio. A pedido da própria apresentadora, centenas de compositores enviaram suas músicas para a produção do Planeta Xuxa até que fossem selecionadas cerca de 20 canções.

Assim como em Só Faltava Você, Xuxa quis fazer um disco mais voltado para o público infantil, mais especificamente, um álbum para sua filha como chegou a afirmar em algumas entrevistas da época. A gravação do álbum se iniciou no fim de junho de 1999.

Na época, muito se falava sobre a profecia de Nostradamus sobre o mundo acabar em 2000 e a chegada do novo milênio. Pegando carona no assunto, foram encomendas músicas com esses temas e assim foram gravadas: Profecias (Fim do Mundo), 2000 e Aquarius (descartada).

Além de faixas com o maior assunto da época, Xuxa realizou em parte o seu desejo de gravar músicas mais infantis, que são a maioria neste álbum. As músicas voltadas para os baixinhos neste disco, nada mais eram que um teste para o projeto Só para Baixinhos que a loira viria a lançar no ano seguinte.

Inicialmente Primeiro Aniversário não seria um pot-pourri, contaria apenas com a primeira música e um coro gritando "Sasha! Sasha! Sasha!". Essa versão chegou a tocar no aniversário de 1 ano da filha de Xuxa.


Para os adolescentes, Vira, Vira (Planeta Vira, Vira) que serviu de tema do programa Planeta Xuxa naquele ano, Efeito Dominó e Só o Nosso Amor que serviram de trilha para o filme Requebra, além da música tema do filme, que foi descartada e lançada na voz do próprio compositor, o cantor Vinny. Uma das faixas que se destacam é O Bicho Vai Pegar, a última parceria da apresentadora com o compositor Cid Guerreiro, o mesmo de Ilariê.

Durante a fase de seleção de músicas, o grupo Molejo compôs uma música especialmente para Xuxa. A loira gostou tanto de Pagoxu que decidiu gravar para o álbum. Inicialmente, não haveria nenhuma fala na introdução do pagode e sim falas da própria Xuxa depois do refrão da música. Durante a gravação de uma edição do Planeta Xuxa exibida no dia 15 de agosto de 1999, Xuxa e Anderson (vocalista do grupo) comentaram sobre a música após a loira mostrar um trecho do resultado da música. Nessa conversa, surgiu a ideia do vocalista gravar algumas falas para inserir na introdução, como se estivesse anunciando a chegada de Xuxa.

Em 1999, Xuxa fazia seu retorno ao cinema com o filme Requebra. Duas canções foram compostas para o longa e logo depois incluídas no álbum: o pop Efeito Dominó e a balada romântica Só o Nosso Amor.

A arte do Xuxa 2000 é uma das mais caprichadas de toda a carreira de Xuxa. A capa, contra-capa e o rótulo trazem o conceito de fim do mundo. Foram reaproveitadas as fotos do ensaio para o álbum em espanhol El Mundo es de los Dos, que foi lançado naquele mesmo ano. A parte de dentro do encarte simulava um caderno com muitos desenhos, lápis e fotos do ensaio feito para o álbum. Um dos pontos altos da arte era um selo holográfico com a assinatura e a marquinha de beijo de Xuxa que vinha colado na embalagem.

Promoção do Álbum

Desde março de 1999, a música Vira, Vira (Planeta Vira, Vira) já era executada no programa Planeta Xuxa. Porém, a divulgação do álbum só começou de fato em agosto quando Xuxa passou a apresentar outras canções do disco no programa, além de apresentar também no Xuxa Park. Todas as músicas foram executadas na TV, exceto Rap da Xuxa.

Em outubro de 1999, o programa Xuxa Park inicia sua nova temporada e passar a ter como tema de abertura a música Profecias (Fim do Mundo). Já no primeiro programa, Xuxa iniciou um concurso onde um grupo de meninos e meninas deveriam aprender a coreografia de Dançando o Country, o grupo que tivesse o melhor desempenho ganharia uma bicicleta para cada integrante. A promoção foi divulgada em poucas edições do Park e logo depois cancelada. No mesmo mês, a Rainha dos Baixinhos performou Profecias no show da campanha Criança Esperança.

Apenas duas canções do Xuxa 2000 ganharam clipes em sua fase de divulgação. A partir de dezembro de 1999, o clipe da música Profecias (Fim do Mundo) passou a servir de tema de abertura da novela Vila Madalena. No mesmo mês, a música 2000 teve seu vídeo exibido no Show da Virada no dia 31 de dezembro.

Pegando carona na volta de Xuxa ao cinema, as músicas Efeito Dominó e Só o Nosso Amor foram incluídas na trilha sonora do filme Requebra.

A loira chegou a conceder entrevistas para algumas rádios promovendo o álbum e seu longa mais recente. Em novembro de 1999, a loira chegou a participar do programa Show do Antônio Carlos da Rádio Globo.

Show 2000
Xuxa cantando Elefante Feliz no show para funcionários da Globo, no Rio de Janeiro.

Era prevista a turnê 2000 para outubro de 1999, inclusive o ônibus personalizado que faria o transporte de Xuxa e sua equipe já estava pronto, porém por motivos desconhecidos o projeto foi cancelado. Xuxa só apresentou músicas deste disco em um show para crianças do INCA (Instituo Nacional do Câncer), no Rio de Janeiro em 21 de agosto de 1999 e em uma apresentação fechada para funcionários da Rede Globo, realizado nos Estúdios Globo (RJ) em 31 de outubro daquele ano. Curiosamente, o cenário deste show era basicamente o mesmo da turnê Xuxa 92, porém Xuxa entrava em cena descendo da nave branca utilizada na última temporada do Xou da Xuxa. Até hoje, não foi encontrado qualquer registro em vídeo desses shows, apenas fotos.

Vista frontal do show realizado no PROJAC para os funcionários da TV Globo.
De acordo com fãs da época, esse show seria um ensaio para turnê “Xuxa 2000”. Essa tour não chegou a cair na estrada.

As Paquitas Nova Geração e Geração 2000 participaram desse show.
O primeiro grupo participou na coreografia das músicas que remetiam ao Planeta Xuxa e o segundo nas canções infantis da fase Xou da Xuxa e Xuxa Park.

O cenário utilizou peças da turnê da Xuxa de 1992 e a Nave branca da última temporada do Xou da Xuxa.

Show da Xuxa - PROJAC, 1999

Como parte da divulgação, Xuxa se apresentaria no programa Domingão do Faustão no dia 12 de dezembro de 1999, porém por conta de uma tireoidite subaguda foi obrigada a cancelar. A participação na Chegada do Papai Noel no Maracanã, no Rio de Janeiro também foi cancelada e Xuxa foi substituída por Eliana.


Versão: CD
Gravadora: Som Livre
Lançamento: meados de 1999
País: Brasil
Detalhes: O álbum está na lista dos que não foram relançados. Nessa lista também estão os álbuns "To de Bem com a Vida", "Boas Notícias" e "Só Faltava Você". O álbum, apesar do título, foi lançado em 1999, misturando bem o som jovem com o som infantil (bem próximo do som que teria, posteriormente, com o XSPB), com pitadas de música eletrônica/dance da época. O álbum teve uma divulgação boa e a repercussão foi positiva, tanto que lhe renderam alguns hits famosos: "Vira, Vira (Planeta Vira Vira)", "O Elefante Feliz", e o tema da série Vila Madalena, "Profecias (Fim do Mundo)". Este álbum também contém 2 músicas que fazem parte da trilha sonora original do filme Requebra: "Efeito Dominó" e "Só o Nosso Amor". Apesar da boa divulgação, o álbum não vendeu tão bem quanto esperado, talvez pelo fato do Brasil ter passado por uma "crise de medo" do ano 2000, fim do mundo e coisas do tipo... a maioria das pessoas, na época, abandonaram casas, fazendas, e se desfizeram de parte de seus pertences, e isso influenciou, em parte, a economia do país. Claro que não foi um "buraco" no orçamento brasileiro, mas foi o suficiente para as autoridades começarem a se preocupar. Bem, a música de Xuxa sofreu uma grande mudança nessa época, pelo fato das vendas estarem baixas (o álbum foi lançado poucos meses antes do filme, que estreou no fim do ano de 1999) a Som Livre não demonstrou interesse, lançou mais uma tiragem no início de 2000 e nunca mais o álbum foi relançado, se tornando uma raridade para quem ainda não possui e pretende tê-lo. A arte do álbum é bem futurista (na capa e contracapa). Todo o texto na capa e contracapa têm um efeito holográfico. A primeira tiragem vinha também com uma etiqueta holográfica com uma marquinha de beijo e a sua assinatura, para confirmar o quão original era o CD, nas palavras de Xuxa.

Faixas:
1. Profecias (Fim do Mundo)
2. Pagoxu
3. O Bicho vai Pegar
4. O Elefante Feliz
5. A Festinha
6. Lambaeróbica da Xuxa
7. Dançando o Country
8. Dia das Bruxas
9. A Bandinha da Xuxa
10. Cabeça, Tronco e Membros
11. Efeito Dominó
12. Vira, Vira (Planeta Vira Vira)
13. Rap da Xuxa
14. Só o Nosso Amor
15. Primeiro Aniversário/ Parabéns pra Você/ Parabéns da Xuxa
16. 2000


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário