O disco traz hits como
Ilariê,
Arco-Íris e
Abecedário da Xuxa e trouxe
diversos recordes para a carreira da Rainha dos Baixinhos, levando o nome da loira até para o Guiness Book. É o segundo álbum mais vendido da história do Brasil, o disco feminino mais vendido no país, além de ser o álbum infantil mais vendido do mundo.
A música Ilariê ficou em 1º lugar por 20 semanas nas paradas brasileiras, sendo a música mais executada nas rádios juntamente com Faz Parte do Meu Show de Cazuza. A canção se tornou o hit mais conhecidos de Xuxa e chegou a ser gravado em 80 línguas diferentes como chinês e alemão.
Com o sucesso, o disco chegou a ser lançado também em outros países como Israel.
História do Álbum e Produção
Para o Xou 3, foi feita uma pré-seleção de 200 composições feita por Michael Sullivan e Paulo Massadas, depois essas canções foram ouvidas por Xuxa e Marlene Mattos sem que elas soubessem quem eram os compositores, para que não houvesse qualquer tipo de favoritismo. Dessas 200, 16 foram escolhidas 16 canções para que a rainha colocasse a voz.
Xuxa gravou o álbum em cerca de 30 dias e estava tão dedicada que chegou a ir aos estúdios durante a madrugada e até aos finais de semana.
Após todas as músicas gravadas, a produção da Som Livre foi a escolas públicas do Rio de Janeiro e executou todo material para alguns alunos que davam notas de 0 a 10. Além de tocar as músicas durante os intervalos das gravações do Xou da Xuxa, dependendo da reação das crianças, a música era incluída.
Na época, a assessoria de Xuxa chegou a afirmar que a música favorita de Xuxa não entrou no álbum, mas não revelou o nome.
Ilariê, o maior hit do disco, é uma composição do cantor baiano Cid Guerreiro. Marlene pediu para que Cid escrevesse uma música dançante, que fosse similar as músicas interpretadas por ele que faziam bastante sucesso nas rádios naquela época. Segundo o cantor, a palavra "Ilariê" veio da palavra "hilário" que foi criada por Xuxa ser uma pessoa hilária.
A música Arco-Íris foi feita especialmente para o filme Super Xuxa contra o Baixo Astral. Xuxa gostou tanto da música que decidiu incluir no disco também.
Para o Xou 3, a cantora Rita Lee compôs a balada Bela BB. A canção fazia referência à atriz francesa Brigitte Bardot. A loira não chegou a gravar a música. Iô-Iô, um dos grandes hits do Trem da Alegria, foi gravada para o álbum e depois regravada como dueto com o grupo.
Versão em LP
Versão: LP
Gravadora: Som Livre
Lançamento: ??/??/1988
País: Brasil
Detalhes: O álbum mais vendido da carreira de Xuxa, e o segundo mais vendido do Brasil, com quase 4 milhões de cópias vendidas (sem contar as versões relançadas, que até hoje nçao foram contabilizados corretamente). O álbum lançado em meados de 1988, conta com sucessos como "Ilariê", "Abecedário da Xuxa", "Brincar de Índio", "Dança da Xuxa" e "Arco-Íris". A capa é bem trabalhada no lado "modelo" da Loura. E a contracapa representa bem o ambiente do Xou, bem colorido. O encarte é o mais diferente lançado até então, com uma foto grande e a borda com desenho de flores e uma mensagem da Xuxa - o poster possui uma dobra assim como os antecessores "Xegundo Xou da Xuxa" e "Xou da Xuxa". Nada mais pode ser dito deste grande trabalho realizado pela Loura.
Faixas:
Lado A
1. Ilariê
2. Bombom
3. O Praga é uma Praga
4. Xuxerife
5. Beijinhos Estalados
6. Coração Criança
Lado B
1. Brincar de Índio
2. Dança da Xuxa
3. Eu Não
4. Abecedário da Xuxa
5. Arco-Íris
6. Apolo
7. Viver
Versão em K7
Gravadora: Som Livre
Lançamento: Poucas semanas após o lançamento oficial
País: Brasil
Detalhes: A versão em cassette é bem simples e é da mesma maneira que o relançamento de 1996. Possui o texto com a mesma fonte do álbum, e ao invés de branco no fundo, é amarelo.
Faixas:
Lado A
1. Ilariê
2. Bombom
3. O Praga é uma Praga
4. Xuxerife
5. Beijinhos Estalados
6. Coração Criança
Lado B
1. Brincar de Índio
2. Dança da Xuxa
3. Eu Não
4. Abecedário da Xuxa
5. Arco-Íris
6. Apolo
7. Viver
Versão: Cassette (Bootleg)
Gravadora: Som Livre
Lançamento: Na época do lançamento do álbum Xuxa (1990)
País: Argentina
Detalhes: Essa bootleg foi vendida em alguns lugares da Argentina, claramente falsificada, demonstra que Xuxa realmente fez sucesso quando passou pelo país. Acredita-se que essa bootleg rodou pela argentina na época do lançamento do álbum Xuxa (1990).
Versões em CD
Versão: CD
Gravadora: Som Livre
Lançamento: semanas após o lançamento do álbum em LP
País: Brasil
Detalhes: Primeira versão em CD do "Xou da Xuxa 3". Primeiro álbum da Xuxa (pela Som Livre) a ser lançado em CD. O encarte é simples sem letras, somente com os créditos, a foto da contracapa é da mesma forma como no LP, porém "apagaram" os dizeres "Lado A" e "Lado B". E com a contracapa de cor preta e com as escritas em branco e sem códigos de barras (assim que eram todas as contracapas lançadas pela somlivre, desde o início da produção em CDs, até meados de 1993). A capa está da mesma forma que o LP, porém o código do álbum está de cor rosa e quase sem leitura, por conta do tamanho da fonte. E no canto esquerdo inferior há uma logo "Compact Disc", pelo fato do CD ser confundido com Vinil em alguns lugares do país onde era menos divulgado, por ser nova tecnologia (para a época).
Faixas:
1. Ilariê
2. Bombom
3. O Praga é uma Praga
4. Xuxerife
5. Beijinhos Estalados
6. Coração Criança
7. Brincar de Índio
8. Dança da Xuxa
9. Eu Não
10. Abecedário da Xuxa
11. Arco-Íris
12. Apolo
13. Viver
Gravadora: Som Livre
Lançamento: ??/??/1992
País: Israel
Detalhes: Exatamente como a versão de 1996, mas sem a logo da Gala. Na contracapa e no disco há informações da distribuidora de Israel.
Gravadora: Som Livre
Lançamento: ??/??/1996
País: Brasil
Detalhes: Segunda versão em CD do "Xou da Xuxa 3". Remasterizado das tiragens de 1992. O encarte é simples sem letras, somente com os créditos, a foto da contracapa é da mesma forma como no LP, porém "apagaram" os dizeres "Lado A" e "Lado B". A contracapa passa a ser branca com textos em preto, e com código de barras. A qualidade da contracapa vai diminuindo a cada tiragem, até chegar a um ponto extremo em meados de 2005/2006. Esta é a versão que mais possui novas tiragens. Por incrível que pareça, este é um dos poucos álbuns relançados que a qualidade da capa não caiu muito com as tiragens que foram saindo - foram escurecendo um pouco com o tempo, mas não atrapalhou a nitidez das fotos e informações.
Gravadora: Som Livre
Lançamento: ??/??/2006
País: Brasil
Detalhes: Terceira versão do álbum, que passa a ter a capa reformulada e com novo tratamento. A qualidade do encarte melhora 100%, continua sem letras, porém passa a ter contracapa com foto (porém não segue a risca a contracapa original), inlay e o interior passa a ter a fonte aproximada do álbum original, inclusive com os títulos de cor rosa. Porém a cada tiragem que sai, as cores sofrem grande alteração, umas muito claras, outras com muito contraste, e outras muito escuras. O álbum passa por remasterização a partir do lançamento de 1992 (listado no rótulo do Cd).
pesquisa de informações: https://gdxuxa.weebly.com/xou-da-xuxa-3.html