Xegundo Xou da Xuxa (1987)


Primeiro álbum da apresentadora produzido por Michael Sullivan e Paulo Massadas.

História do Álbum e Produção

Para este álbum, Xuxa recebeu cerca de 900 músicas de diversos compositores. Dessa grande quantidade, foram gravadas entre 15 a 20 canções e 13 foram lançadas, sem contar com a participação de Patrícia Marx no disco. A loira chegou a comentar que a escolha de repertório foi muito difícil, pois havia gostado da maioria. O disco foi gravado em apenas 20 dias.

Festa do Estica e Puxa, composta pela banda Chiclete com Banana, foi apresentada a Xuxa após o até então vocalista, Bel Marques prometer compor uma música para a apresentadora.

Aproveitando a oportunidade, a música Nós Somos o Amanhã gravada para o Criança Esperança em 1986, foi incluída no disco. Já as descartadas do disco: Beijinho, Beijinho, Parabéns da Xuxa, Papai Noel dos Baixinhos e Estrela Guia (Natal) foram incluídas no álbum Karaokê da Xuxa e alguns anos depois nas versões em CD do próprio Xegundo Xou da Xuxa e no Xou da Xuxa como faixas bônus.

Promoção do Álbum

Praticamente todo o disco foi executado no programa Xou da Xuxa, porém apenas algumas músicas eram performadas pela loira, mais precisamente os single do disco. A loira chegou a promover o disco no programa Os Trapalhões.

Além da divulgação em rádio e TV, Xuxa realizou uma turnê do álbum iniciada em 27 de agosto de 1987, em São Paulo e encerrada em dezembro do mesmo ano.

Faixas:

Lado A
1. Festa do Estica e Puxa
2. Hey Mickey
3. Feliz
4. O Circo (em algumas coletâneas o nome da faixa aparece somente como "Circo")
5. Banda da Xuxa
6. Croc-Croc
7. Campeão


Lado B
1. Rambo
2. Quem Quiser Que Conte Outra
3. Aquecendo (Ginástica)
4. Comigo Ninguém Pode (Solo de Patrícia - a letra foi composta por ela também!!)
5. Dodói Neném
6. Rexeita da Xuxa
7. Nós Somos o Amanhã (em algumas tiragens esta faixa vinha como bônus e não foi listada na contracapa) (isso ocorria muito pelo fato das faixas não caberem no LP por falta de espaço)

Versões em LP

Versão: LP
Gravadora: Som Livre
Lançamento: meados de 1987
País: Brasil
Detalhes: Segundo lançamento pela Som Livre. Xuxa vence mais barreiras, e vende mais discos que o lançamento do ano anterior. A produção continua sendo por Sullivan-Massadas. Neste disco estão alguns sucessos que muitas pessoas ainda lembram: "Festa do Estica e Puxa" e "O Circo". Apesar de poucas músicas ficarem na memória dos brasileiros, este é um dos álbuns mais vendidos do Brasil, até o momento é o sexto colocado com 2.754.000 cópias vendidas. Vale ressaltar que essa é a venda somente em LPs e fitas Cassette, até hoje não foram contabilizadas as vendas das versões em CD.


Versão: LP (Série Super TV)
Gravadora: Som Livre
Lançamento: meados de 1987
País: Brasil
Detalhes: Esta versão em LP foi a prensagem mais diferente de todos os álbuns lançados em LP, da Xuxa. A capa é dupla (capa e contracapa abrem como se fosse um cartão, e na parte interna vinha os créditos e a mensagem, assim como no encarte da prensagem comum). Porém o encarte passa a ser sem dobras (apenas um "quadrado") frente e verso contendo somente as letras. No canto direito inferior da capa há a logo "Série Super TV". No ano de 1987 essa logo foi colocada em toda trilha sonora lançada pela Globo, o que prova que o álbum, assim com o primeiro, nada mais, nada menos, é a trilha sonora do Xou da Xuxa.

Versões em K7

Versão: Cassette
Gravadora: Som Livre
Lançamento: meados de 1987
País: Brasil
Detalhes: Primeira versão em cassette do "Xegundo Xou da Xuxa". A qualidade de som era inferior a do LP.
Faixas:

Lado A
1. Festa do Estica e Puxa
2. Hey Mickey
3. Feliz
4. O Circo
5. Banda da Xuxa
6. Croc-Croc
7. Campeão

Lado B
1. Rambo
2. Quem Quiser Que Conte Outra
3. Aquecendo (Ginástica)
4. Comigo Ninguém Pode (Solo de Patrícia)
5. Dodói Neném
6. Rexeita da Xuxa
7. Nós Somos o Amanhã


Versão: Cassette
Gravadora: Som Livre
Lançamento: meados de 1988
País: Brasil
Detalhes: Segunda versão em cassette do álbum. A lombada passa a ter outra fonte.




Versão: Cassette
Gravadora: Som Livre
Lançamento: meados de 1996
País: Brasil
Detalhes: Relançado em meados de 1996. A imagem da capa foi tratada e escurecida, percebe-se também, que apresenta leve desfoque na imagem. O texto da lateral foi reescrito com outra fonte.





Versões em CD

Versão: CD
Gravadora: Som Livre
Lançamento: meados de 1995
País: Brasil
Detalhes: Assim como o "Xou da Xuxa", o segundo álbum da Xuxa foi relançado em CD. E, além das faixas convencionais, foram adicionadas "Estrela guia (Natal)" e "Beijinho Beijinho" (do álbum "Karaokê da Xuxa"). Como não houve interesse por parte da Som Livre em relançar o álbum Karaokê, optaram por distribuir as 4 faixas inéditas do álbum nos discos "Xou da Xuxa" ("Parabéns da Xuxa" e "Papai Noel dos Baixinhos") e no "Xegundo Xou da Xuxa" ("Estrela Guia (Natal)" e "Beijinho Beijinho"). Na capa da versão em cd vinha as informações "Incluindo as Inéditas: ESTRELA GUIA (Natal) e BEIJINHO BEIJINHO". O encarte vinha com três dobras (6 quadrados), porém houve algumas tiragens com o encarte em livreto, com o conteúdo exatamente igual ao de dobras, o que acabou por deixar as letras fora de ordem e o encarte confuso.

Faixas:
1. Estrela Guia (Natal)
2. Festa do Estica e Puxa
3. Hey Mickey
4. Feliz
5. O Circo
6. Beijinho Beijinho
7. Banda da Xuxa
8. Croc-Croc
9. Campeão
10. Rambo
11. Quem Quiser Que Conte Outra
12. Aquecendo (Ginástica)
13. Comigo Ninguém Pode (Solo de Patrícia)
14. Dodói Neném
15. Rexeita da Xuxa
16. Nós Somos o Amanhã


Versão: CD
Gravadora: Som Livre
Lançamento: meados de 1996
País: Brasil
Detalhes: Exatamente como a edição de 1995, porém com a logomarca "Gala" cobrindo a logomarca da Som Livre. E assim como ocorreu do encarte sair de duas formas, com essa edição aconteceu o mesmo.

Versão: CD
Gravadora: Som Livre
Lançamento: meados de 1997
País: Brasil
Detalhes: Tiragem igual a anterior, porém com o rótulo preto.


Versão: CD
Gravadora: Som Livre
Lançamento: 2001-2003
País: Brasil
Detalhes: Tiragem igual a anterior, porém com o rótulo rosa.


Versão: CD
Gravadora: Som Livre
Lançamento: meados de 2006
País: Brasil
Detalhes: Para comemorar os 20 anos da Xuxa na Globo, os álbuns antigos que sempre estão á venda tiveram a arte reformulada e foram remasterizados. Os encartes que tinham letra passaram a ser simples (assim como a maioria dos álbuns em cd são). O "Xegundo Xou da Xuxa" ganhou uma arte mais próxima da original, com contracapa e tudo. A capa apresenta leve desfoque e cores mais "secas". A qualidade do som, após a remasterização, melhora em relação à edição Gala. As faixas "Estrela Guia (Natal)" e "Beijinho Beijinho" passam a fazer parte da tracklist original do álbum, assim como a edição de 2006 do "Xou da Xuxa".


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário