PLANETA DISCO (PLANETA XUXA)

Lançamento: Cancelado • Setembro de 2002
Produção: Zé Henrique, Robson Vidal e Daniel Figueiredo
Idioma(s): Português (Brasil)
Formato(s): -
Gravadora: Som Livre
Informações: Xuxa Wiki

Planeta Disco seria o vigésimo quinto álbum de estúdio e o décimo oitavo em português da Xuxa.

Voltado exclusivamente para o público adolescente, o álbum teria o pop-dance como gênero principal, mas também misturaria um pouco de rock, axé, pagode e funk.


Seu lançamento estava acertado para setembro de 2002 pela Som Livre.

História do Álbum e Produção

Com o desejo de investir mais na imagem da apresentadora para o público adolescente e trazer novidades para o programa Planeta Xuxa, a até então empresária de Xuxa, Marlene Mattos decidiu encomendar novos temas para o dominical. O DJ Robson Vidal junto com Abdullah e Daniel Figueiredo apresentou algumas músicas pop-dance para Xuxa. Cal Adam, empresário do grupo É o Tchan, também foi convidado para o projeto e mostrou algumas composições para a apresentadora.

Em março de 2001, Xuxa entra em estúdio para gravar a primeira música para a nova temporada do programa: Giro do Planeta. O dueto com o cantor e compositor Abdullah passou a ser utilizado como tema de abertura do programa. No mês seguinte, a loira grava o axé Pàra Não, mais conhecido pelo público como Tem Alguém Cansado Aí? que passa a servir de tema de encerramento do Planeta.

As músicas tiveram uma boa aceitação por parte do público, o que fez Marlene apostar mais nessa ideia e assim começar a produzir um álbum de Xuxa voltado somente para o público adolescente. Naquela época, a loira se dedicava ao projeto Xuxa Só para Baixinhos e havia deixado de gravar músicas para os altinhos.

O título Planeta Disco foi escolhido por usar o programa Planeta Xuxa como conceito para o álbum. Na atração, Xuxa recebia atrações musicais dos mais diferentes estilos e a intenção do disco era realmente trazer músicas de diferentes gêneros interpretadas pela Rainha. O álbum traria uma mistura do pop, funk, rock, axé, pagode e entre outros estilos.

O produtor César Lemos, que trabalhava em Miami na época, levou para o projeto a influência do dance e da música eletrônica que bombava nas pistas de dança nos EUA. Vanessa Alves (Vavá) que trabalhava no XSPB também se juntou ao projeto fazendo versões de músicas como Jump in the Line, Follow The Leader e Reach, que viraram Dançando na Fila (Shake da Loira), Festa do Planeta e Vem Dançar, respectivamente. Robson Vidal, Daniel Figueiredo e Abdullah escreveram mais algumas músicas dance para o projeto como Pula Planeta e Energia do Planeta.

Além de muitas músicas inéditas compostas para o projeto, Xuxa regravou músicas de outros artistas para o disco como Com Amor do P.O. Box e Viva Bravo! do Menudo.

O projeto que teria sua produção musical assinada por Zé Henrique, teve suas gravações encerradas na primeira semana de abril de 2002 e caminhava para o processo de mixagem. Inicialmente, o CD seria lançado em junho e o Só para Baixinhos 3 entre agosto e setembro, mas a gravadora Som Livre decidiu inverter a ordem de lançamento.

Em junho de 2002, Xuxa e Marlene Mattos decidiram encerrar a parceria, fazendo com que a apresentadora extinguisse o programa Planeta Xuxa e o álbum jovem. No mesmo período, a Rede Globo pediu para que a loira seguisse com o dominical até outubro para que o CD fosse lançado. Porém, Xuxa não concordou e decidiu encerrar o Planeta e cancelar o lançamento do projeto musical. O álbum das Paquitas 2000 que teve seu lançamento adiado desde 2000 também foi cancelado com o fim da parceria.

Promoção do Álbum
As músicas do Planeta Disco eram bastante executadas no programa Planeta Xuxa. A primeira gravada para o álbum, Giro do Planeta foi utilizada como tema de abertura de toda a temporada de 2001 do programa, além de ter sido bastante executadas nas rádios e em boates até o início de 2003. Pàra Não era executada como tema de encerramento desde o terceiro programa da temporada e foi performada no Criança Esperança em 2001 e no Domingão do Faustão, no mesmo ano.

Além das performances, muitas das músicas gravadas ganharam clipes que foram exibidos dentro do Planeta. Vem Dançar foi apresentada ao público com um clipe na edição de ano novo da temporada 2001. Durante a temporada de verão no início de 2002, músicas como Vem Dançar, Dançando na Fila e Com Amor ganharam clipes em várias versões para divulgar o álbum que estava por vir.

Na temporada 2002 do Planeta, Giro do Planeta e Pàra Não deixaram de ser executadas e foram substituídas por outras como Festa do Planeta, Energia do Planeta e Conta Comigo.

Singles
Giro do Planeta
Pàra Não
Vem Dançar
Músicas
Como o álbum nunca foi lançado, não se sabe ao certo quais músicas integrariam sua tracklist. Portanto, segue a lista com algumas das músicas gravadas para o disco:

Giro do Planeta
Pàra Não (Tem Alguém Cansado Aí?)
Energia do Planeta
Pula Planeta
Esse Planeta Tá Gostoso (Fly e Abdullah)
Planeta Diferente (feat. Gang Jump)
Planeta Xuxa 2002
Alegria do Planeta
Festa do Planeta
Dançando na Fila (Shake da Loira)
Com Amor
Vem Dançar
Minha Dança
Dança do Burro
Viva Bravo!
Conta Comigo
OBS: Todas as músicas produzidas pelo DJ Robson Vidal ganharam remixes e versões alternativas.

Ficha Técnica

Produzido por: Zé Henrique, Robson Vidal e Daniel Figueiredo

Coordenação Artística: Marlene Mattos e Xuxa Meneghel

Comentários
0 Comentários