Image Map

Xuxa em Lua de Cristal




    "Chegando na cidade grande, Maria da Graça (Xuxa) vai morar com a Tia Zuleika (Marilu Bueno), uma autêntica bruxa, a prima Cidinha (Julia Lemertz), que não fica atrás e o primo Mauricinho (Avellar do grupo João Penca e Seus Miquinhos Amestrados), que se interessa pela prima, mas por motivos pouco recomendáveis. Em meio aos tormentos de Tia Zuleika e seus filhos, aparece Duda (Dula Little), a pequena vizinha que conduzirá Maria da Graça através dos caminhos perigosos da cidade grande. Bob (Sérgio Mallandro) é o outro amigo nesta hora difícil. Ele é desajeitado, mas é graças a ele, que ela consegue um emprego. Emprego arrumado, ela pode começar suas sonhadas aulas de canto. As coisas começam enfim a melhorar para Maria da Graça. Mas nem tudo. O pilantra Mauricinho não desiste da prima. Sempre que pode, ele arruma encrenca e acaba raptando Maria da Graça. E é de novo Bob que vem salvá-la. Ele é a materialização do Príncipe de seus sonhos. O reencontro com Bob é carregado de emoção. Como num conto de fadas o Príncipe é cantor famoso e convida a agora estrela do show para cantar."

     Típico "conto de fadas moderno", Maria (da Graça) sofre um bocado até conseguir se dar bem na cidade grande. Logo no início do filme Maria se despede de sua mãe e de sua cidade interiorana. Sua mãe busca na poupança o dinheiro para que sua filha possa viver por um tempo na cidade grande. Depois de se despedirem os créditos iniciais do filme correm, ao som de uma versão instrumental/original de "Lua de Cristal". Logo após a introdução Maria, a caminho da cidade, começa a ter sonhos sendo uma criança rodeada de fadas e elfos, e essas figuras deixam mensagens no inconsciente de Maria durante todo o filme. Ao chegar na cidade grande, a jovem atrapalhada Maria (típica "caipira" recém chegada) se diverte com alguns rappers perguntando em vários lugares onde fica a famosa Rua Paysandu, até o momento em que, meio perdida, topa com o atrapalhado entregador de pizza - o Bob. Depois disso, Maria encontra o prédio onde mora sua indiferente Tia Zuleika, sua insuportável prima Lidinha (Maria Lídia) e o primo tarado Mauricinho (Junior). Esses dois ultimos personagens vivem a atormentar Maria, uma hora impedindo que ela termine de limpar o apartamento, outra hora seduzindo a prima tentando levá-la a um "teste do sofá". Assim que Maria entra no apartamento Tia Zuleika se mostra totalmente indiferente não sabendo nem quem é Cotinha (mãe de Maria - irmã "de leite" de Zuleika). Lidinha com a menor consideração e respeito já trata Maria como empregada. Mauricinho e Lidinha tratam ironicamente Maria como "priminha" e "Gracinha". Nesse meio-tempo, Duda (Maria Eduarda) tenta ajudar Maria de todas as formas. Depois de muito tentar, Maria consegue vaga em sua tão sonhada aula de canto. Porém, a lourinha atrapalhada precisa se firmar na cidade e ter idependencia financeira, por isso, desde que chegou na cidade procura emprego, e ao sair pela cidade imagina como se sairia como Lavadora de Carros ou Caixa de Supermercado... 


     Neste parte do filme, quando Maria se assusta e passa por debaixo do caminhão ela sente um nervosismo tão grande que (pelo menos durante essas cenas) tudo ganha grandes proporções e a loura se assusta com a escola de música e volta no dia seguinte mais calma pra realizar sua matrícula. Daqui em diante o filme ganha mais fluxo e as coisas se encaixam melhor, talvez por conta de uma melhor edição das imagens. Maria começa suas aulas e começa amizade com as pessoas de sua pequena turma de canto. Priscilla apresenta-a para o restante da turma e então Maria "conhece" o engraçado Bob, que trabalha na Babalú Lanches (Lanchonete Babalú). E ele lembra dela e devolve o tênis que ela perdeu no início do filme. E logo oferece um emprego para uma "garota esperta" que o próprio nem tem autorização para dar. No fim do dia, quando Maria chega no apartamento, vê Mauricinho e Lidinha saindo com a gangue e aproveitando, já que a mãe deles está no hospital após ficar "entalada na privada", como a própria Zuleika disse. Então Maria sobe no prédio e conversa com sua planta que já está com flores. No dia seguinte, Bob depois de dispensar a "fila enorme de candidatas" para ajudar Maria, tenta dar suporte pra que ela fique com o emprego. Emprego esse que, na verdade, é salvo por Duda, que monta um sanduíche escondida e Maria toma dela para que pudesse ser aprovado e ela ser admitida.
      Aos poucos Maria ganha confiança e enfrenta os primos cada vez mais tendo a certeza de que está sempre protegida por seus amigos e por Bob. Pela raiva que seus primos tem de Maria, ao verem que o chefe da lanchonete sai para resolver pendengas, eles junto com sua gangue invadem e destroem a lanchonete (famosa cena da briga da lanchonete em que há "guerra de comida"). Depois de tanta confusão e por insistência dos primos em querê-la longe deles, Maria entrega quase todo dinheiro de sua mãe para o Seu Bartolomeu (chefe da lanchonete) para ser usado na recuperação da Babalu Lanches. Logo depois, já com as malas em punho, Maria sai andando desistindo de seu sonho quando Mauricinho (parecendo meio bêbado - como de costume) a rapta, amarra-a na moto e tenta a todo custo mante-la quieta na moto, até o momento em que vão parar numa praia e acabam caindo no mar, de moto e tudo. Nesse meio-tempo Bob vai atrás dela e se transforma num príncipe, agride mauricinho (com direito a sangue saindo da boca) e tenta salvar Maria que já está desacordada. E então beija-a na boca e ela "magicamente" acorda. E então o filme passa para a fase final com Bob (já como cantor/príncipe) convidando Maria para o palco, onde ela timidamente começa a cantar "Lua de Cristal". Durante a música Tia Zuleika, Lidinha e Mauricinho assistem ao show e a elogiam (ironicamente/ por interesse). E então o filme termina com Maria procurando por Bob, e assim que se encontrar, partem para viver seu final feliz! FIM.


"Minha filha... se precisar, volte pra casa!... - Mãe... eu não vou voltar... eu vou vencer!"

TRILHA SONORA OFICIAL

01 Lua de Cristal - Xuxa
 Tema Principal do filme e descreve o que se passa na estória

02 Dança da Vida - Michael Sullivan
Tema dos sonhos de Maria

03 A Cidade - Cláudio Negão
Tema de Maria quando procura emprego, "a bordo" de um skate

04 Verde que Te Quero Verde - Xuxa
Tema de quando Maria está triste pelo fato de ter perdido a hora da matrícula no curso

05 Contos de Fada - Xuxa
Tema de Maria quando conversa com sua planta que, curiosamente, dá frutos instantaneamente

06 Dragão da Gang - João Penca e Seus Miquinhos Amestrados
Tema ???

07 Mangas de Fora - Paquitas
Tema de Maria preparando a sopa e limpando a cozinha (versão diferente do disco "Paquitas", de 1991)

08 Bob Não é Bobo - Sérgio Mallandro e Paquitas
Tema de Bob sempre que ele aparece em cenas engraçadas (durante o filme foi utilizada a versão instrumental)

09 Achados e Perdidos - Sylvinho
Pequenos trechos foram utilizados em alguns trailers do filme

10 Chá com Porradas - Paquitos
Tema da briga na lanchonete (na verdade quem canta são os Paquitos, e não as Paquitas como aparece nos créditos)

11 Tema da Morte de Maria da Graça
Tema instrumental que toca em vários momentos de tristeza de Maria, mas é possível se ouvir melhor na cena em que ela fica desacordada, no mar

12 Diga Alô - Vlamair, Paulão e Abdullah
Tema de Maria quando chega na cidade, quando "cruza" com os rappers

---------------------------------------------------------------------------------------------------

13 Dança da Vida (Instrumental)
Tema dos sonhos de Maria (os primeiros sonhos)

14 Lua de Cristal (Instrumental)
Utilizado em alguns momentos no início do filme e com vários arranjos diferentes

15 Lua de Cristal (Demo)
Utilizado no trailer de cinema, tem vocais diferentes e partes instrumentais que não estão presentes na versão original

VERSÕES LANÇADAS


Formato: VHS
Data de Lançamento: ??/??/1991
País: Brasil
Detalhes: A primeira versão lançada tem qualidade invejável se comparados ao outros lançamentos da Globo Vídeo do mesmo ano. A qualidade de imagem é muito próxima da versão em DVD. O áudio é um pouco abafado, inclusive atrapalha alguns sons do filme. Um exemplo disso é o momento em que a Tia Zuleika grita "Não permito, eu sou a síndica!!" quando a Lidinha entra no corredor junto com a Maria não aparece nesse VHS, só no áudio da versão em DVD.



Formato: VHS
Data de Lançamento: ??/??/1992
País: Argentina
Detalhes: O filme foi lançado também na Argentina, em 1992 e foi dublado em espanhol. Muitos acreditam que a própria Xuxa tenha dublado sua voz, mas não. O áudio é bem abafado e a qualidade de imagem é muito inferior à versão nacional. Na contracapa estão listados os nomes Lidinha e "Mauriciño", mas na dublagem a Lidinha passa a se chamar Alicia, Mauricinho apenas de Maurício e Maria da Graça passa a se chamar María Gracia. As vozes, apesar de soarem estranhas por ser espanhol, estão muito próximas das vozes originais.



 Formato: DVD

Data de Lançamento: ??/??/2001
País: Brasil
Detalhes: A primeira e única vez que o filme foi remasterizado em DVD, em 2001. O áudio e a imagem do filme é a melhor dentre todos os filmes relançados pela Som Livre na época. Muitas falas e sons que não tinham aparecido no VHS, apareceram no DVD. O DVD possui DVD-Kê e entrevistas como extras. E um encarte (folheto) em preto e branco.
Comentários
0 Comentários