Image Map
PARQUE AQUÁTICO XUXA WATER PARK

FOLHA DE SÃO PAULO 13/04/1998 O litoral paulista entra na rota dos grandes parques aquáticos -como o Beach Park, em Fortaleza, e o Wet'n Wild, em Salvador. Foi lançado na semana passada, em São Paulo, o Xuxa Water Park.
A atração será construída em Itanhaém (a 110 quilômetros ao sul da capital) e deve começar a funcionar em 1999.
O empreendimento resulta de uma parceria entre a Embraparque (Empresa Brasileira de Parques), a Xuxa Promoções e a indústria norte-americana NBGS International, que cria, fabrica e gerencia equipamentos para parques aquáticos.
"Será um lugar para toda a família e para quem gosta de sentir perigo com total segurança", diz a apresentadora Xuxa Meneghel, 35.
As pessoas terão acesso ao parque por meio de um passaporte familiar -com validade de 25 anos para o titular e seus dependentes- ou um ingresso para um dia.
"Colocamos 50 mil passaportes à venda", afirma Nelson Barros, 41, presidente da Embraparque.
Quem adquirir o passaporte terá de pagar ainda uma taxa de manutenção anual. "Será em torno de um salário-mínimo", diz Barros.
Cercado por uma reserva de mata atlântica, o parque terá uma montanha-russa aquática. Nesse brinquedo, o visitante poderá, além de descer, subir as rampas impulsionado pela força da água.
Haverá também um playground aquático infantil, com brinquedos de espuma, o Flow Rider -uma onda "parada" de até dois metros de altura para a prática de esportes- e dois "rios".
Segundo Nelson Barros, o empreendimento terá ainda uma praça de shows e um bulevar com bares, lojas, centros de diversões eletrônicas, uma praça de alimentação e restaurantes temáticos.O Xuxa Water Park, iria ser uma parque aquático temático, tendo como base na apresentadora Xuxa Meneghel, antes mesmo de o parque começar sua construção, Em todos os cantos da cidade vendedores comercializavam o passaporte do parque.

Inconformados prefeitos, vereadores, lideranças empresariais e comunitárias da região foram as ruas em defesa do empreendimento.

A manifestação ganhou força, repercutindo em nível nacional.
Uma passeata chegou a fechar durante uma hora a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.
Uma grande caravana foi ao Palácio dos Bandeirantes para pedir apoio ao então governador Mario Covas.
O prefeito na época João Carrasco chegou a sancionar o decreto 1881/1998, que conferia ao projeto finalidades turísticas, paisagística, ecológica e social.
Apesar de todos os esforços, o projeto não vingou, pouco a pouco as instalações montadas para divulgar o empreendimento, foram se deteriorando.

O assunto deixou de ser destaque no noticiário local e regional, ficou apenas um sentimento de grande frustração.



CONFIRA AS ATRAÇÕES QUE FORAM MOSTRADOS NO FOLHETO DO PARK




  • Master Blaster: Montanha Russa Aquática, Um brinquedo inédito e exclusivo no Brasil. A primeira montanha russa da América Latina. Em vez de apenas descer, você vai também subir impulsionado pela força da água. Incrível.  




    • Castelo da Xuxa: Um castelo monumental semelhante aos dos maiores parques do mundo. Dentro dele, atrações fantasticas e muito sonho.





    • Submarino: Uma enorme piscina infantil tematizada, com brinquedos interativos de espuma. Segurança total: Apenas 30 cm de profundidade. Uma das especialidades da NBGS no mundo.








    • Flow Rider: Onda parada de até 2 metros de altura. ideal para body-boarding e campeonatos radicais.




    Outros brinquedos não foram feito release no folheto então veja o mapa, que seria do park aquático abaixo.


    Itanhaém. É aqui, a apenas 100km de São Paulo, num lugar privilegiado pela natureza, que será construído o Xuxa Water Park. Um maravilhoso parque aquático que já nasce com a marca dos grandes empreendimentos . Começa pelo nome, Hoje, no Brasil e em muitos países pelo mundo afora, Xuxa é sinônimo de alegria, divertimento e principalmente sucesso empresarial.
    Se isso não se bastasse, a Embraparque e a Xuxa Produções se associaram á NBGS International que além de operar o parque irá fornecer todos os esquipamentos exclusivos como o Master Blaster (Montanha-Russa Aquática) e o Flow Rider (Onda sem fim).
    A NBGS International, líder mundial no desenvolvimento  e na fabricação de produtos para parques tematicos, já montou mais de 100 parques em todo o mundo, entre eles o Shlitterbann WaterPark Resort, do qual é proprietário no Texas, eleito em 95 o melhor parque aquático nos EUA. Por estar situado em área de Mata Atlântica, o parque estará totalmente integrado ao sistema de preservação ambiental da Baixada Santista. Agora segura o folego, e conheça em todos os detalhes, o Xuxa Water Park. O maior, melhor e mais completo parque aquático do país.  


    COMERCIAL VINCULADO A TV:


    O Ministério Público (MP) enviou, ontem, representação à Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) para a interdição dos pontos de venda dos passaportes do Xuxa Water Park, em Itanhaém (SP), por fazer propaganda enganosa. O MP também solicitou à Secretaria Estadual do Meio Ambiente que revogue a licença prévia expedida pois o Instituto Brasileiro do , Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não deu nenhum parecer. O MP está acusando a Embraparque de propaganda enganosa porque a empresa veiculou anúncio do parque com um selo de aprovação do Ministério da Justiça. O coordenador das promotorias do Meio Ambiente, Antônio Herman Benjamin, explica que o ministério só autorizou a captação antecipada de poupança e não aprovou o empreendimento como um todo. “O selo dá a impressão que o Ministério da Justiça é conivente na obra, induz o consumidor a pensar que o governo federal aprova um parque que nem sequer tem licença ambiental para funcionar.”      
    Em 15dias, já foram vendidos cerca de oito mil passaportes do Xuxa Water Park. Pelo menos 200 passaportes são vendidos por dia. Os Ministérios Públicos Federal e Estadual, além do Procon e do Centro de Apoio ao Consumidor, reúnem se hoje para discutir quais serão as medidas a serem adotadas.
    O gerente de marketing da Embraparque que é, responsável pelo empreendimento,
    Rodrigo Campos, e O gerente comercial da empresa, Dante Carraro, apresentaram, voluntariamente, à coordenadora das promotorias de Justiça do Consumidor, Dora Bussabi Castelo, toda a documentação do projeto do parque. “Ainda não podemos tirar conclusões, todos os documentos serão submetidos a análise rigorosa.” Camila Garcia 27/04/1998



    Xuxa na entrega do primeiro título a Sasha Meneghel em 1998. E ao lado em uma das construções que iria vir a ter no Parque Áquatico.

    Ameaça de extinção — O Parque da Xuxa, um projeto de mais de US$ 100 milhões, se instalaria numa área de quase 400 hectares de Mata Atlântica fechada e com cerca de 30 espécies de animais ameaçadas de extinção. O empreendimento foi lançado em 7 de abril de 1998 com uma maciça campanha publicitária nacional nas emissoras de televisão e rádio e outdoors.
    No período do lançamento foram vendidos 8 mil títulos de propriedade do parque. Com as denúncias do Ministério Público, 3% dos sócios pediram a devolução do dinheiro e há um ano e um mês, a Embraparque suspendeu a venda dos títulos. Para o procurador-geral de Justiça, Luiz Antônio Marrey, “o Ministério Público nada tem contra empreendimentos que gerem riquezas e empregos para São Paulo, mas é fundamental que se entenda que as exigências legais valem para todos”. Já o promotor de Justiça Sérgio Turra Sobrane, autor da ação civil pública, não ficou totalmente satisfeito com a decisão e pretende recorrer. Sobrane disse que irá pedir para que seja declarada a prática de ato de “improbidade administrativa” pela ex-secretária do Meio Ambiente, Stela Goldstein, e sua principal assessora, Helena Carrascosa von Glehn.
    De acordo com o promotor, “o Ministério Público está convencido de que a secretária e seus assessores favoreceram os proprietários do Parque da Xuxa, desrespeitando a legislação vigente”. À direção da Embraparque Empresa Brasileira de Parques Ltda., proprietária do empreendimento, juntamente com a apresentadora Xuxa, não recebeu com surpresa a decisão do juiz da 12º'Vara da Fazenda. “Já esperávamos por isso, mas o que nos chateou profundamente é que não houve as devidas perícias para se comprovar se realmente a empresa cometeu algum ato ilícito”, disse Cleinaldo Simões, assessor de imprensa da Embraparque. “O Departamento Jurídico da empresa vai recorrer da sentença e pedir efeito suspensivo da medida”, acrescentou.



    Simões disse que o Ministério Público fez as denúncias baseado no Relatório de Impacto Ambiental realizado pela própria Embraparque. “Oficialmente, o MP não realizou nenhum perícia no local”, afirmou. A reportagem não localizou a ex-secretária Stela Goldstein e sua assessora.
    Prefeito — O prefeito de Itanhaém, João Carrasco (PMDB), lamentou a decisão da Justiça. “Só tenho de lamentar essa decisão da Justiça, porque o projeto de instalação do Parque da Xuxa é viável e de grande representatividade para a região, já que proporcionaria 3 mil empregos diretos e 6 mil indiretos, beneficiando não só o Município de Itanhaém, mas toda a Baixada Santista”, afirmou.
    Carrasco ressaltou que todos os cuidados estavam sendo tomados pelos responsáveis pelo empreendimento, no sentido de evitar qualquer agressão ao meio ambiente. “Tenho certeza que a empresa irá recorrer da sentença, não dando o caso por encerrado”, completou. (Agência Estado) JOÃO VIEIRA JÚNIOR- 12/5/98

    Xuxa na coletiva de imprensa do Parque Áquatico "Xuxa Water Park" ainda grávida de Sasha.

    PANFLETO EM TAMANHO GRANDE DO PARQUE AQUÁTICO:



    POSTAL DADO NO DIA DA COLETIVA:





    Comentários
    0 Comentários