Image Map

Xou da Xuxa (1986)

Produzido por Guto Graça Mello, o álbum foi produzido após a gravação de três músicas que serviram de trilha sonora para o programa Xou da Xuxa. Com o resultado, a Som Livre se animou e decidiu lançar um disco com as músicas da atração infantil.

O disco vendeu mais de 2 milhões de cópias, se tornando um dos discos mais vendidos da história da música no Brasil.

Em 1986, Xuxa assina como a Rede Globo para apresentar um programa infantil nas manhãs de segunda a sábado, o Xou da Xuxa. Muito envolvida com toda a concepção da atração, desde o cenário ao conteúdo, a loira decidiu gravar algumas músicas para servir de trilha sonora do programa e assim foram escolhidas as músicas: Amiguinha Xuxa, Doce Mel (Bom Estar com Você) e Turma da Xuxa.

Ao contrário do que muitos pensam, não foi realizado nenhum ensaio fotográfico para o álbum Xou da Xuxa. A icônica foto da capa, foi escolhida pela gravadora ao ver um book que Xuxa havia feito como modelo para a Ford Models no ano anterior. A loira não gostou da escolha e inclusive, chegou a esconder a foto para que não fosse replicada na capa. O diretor da Som Livre na época, João Araújo, conseguiu acalmar a apresentadora e assim usaram a foto para o disco.

Promoção do Álbum

Como as músicas serviam como tema do programa Xou da Xuxa, basicamente todo o disco foi executado e performado na atração. Fora do matinal, duas faixas do disco ganharam clipes no Fantástico: Doce Mel e Turma da Xuxa. Há boatos de que Xuxa teria participado do programa Cassino do Chacrinha cantando uma das músicas do álbum, mas até hoje nunca surgiu qualquer registro que comprovasse.

No dia 9 de agosto de 1986, na mesma semana do lançamento do disco, Xuxa realizou um show no parque Playcenter, em São Paulo para promover o disco. A partir dessa apresentação, surgiram outros convites para shows, assim formando a Turnê Xou da Xuxa. O único show que se tem registros em vídeo até o momento, é o da Chegada do Papai Noel no Maracanã, Rio de Janeiro, realizado no dia 29 de novembro de 1986.


FAIXAS DAS VERSÕES EM LP E K7:
Outtake do primeiro disco "Xou da Xuxa", de 1986. 😍❌Foto: Joseph Kieny/James Reda

​Lado A
1. Doce Mel (Bom Estar Com Você)
2. Turma da Xuxa
3. Peter Pan
4. Garoto Problema * 
      Participação de Evandro Mesquita
5. Meu Cãozinho Xuxo
Lado B
1. She-Ra
2. Amiguinha Xuxa
4. Quem Qué Pão? 
5. Miragem Viagem (Black Orchid)
      Solo de Patrícia
3. Meu Cavalo Frankstein

* Na primeira prensagem do LP, a música "Garoto Problema" tem  voz da Xuxa gravada de uma forma diferente. Temos a sensação de ser algo roteirizado, frio. O que  foi corrigido da segunda tiragem em diante, e também foi  usado dessa forma nas tiragens em CD.

FAIXAS DAS VERSÕES EM CD:

Anuncio do disco, Jornal O Globo (27/08/1986)
1. Parabéns da Xuxa*
2. Doce Mel (Bom Estar Com Você)
3. Turma da Xuxa
4. Peter Pan
5. Garoto Problema 
      Participação de Evandro Mesquita
6. Meu Cãozinho Xuxo
7. She-Ra
8. Amiguinha Xuxa
9. Meu Cavalo Frankstein
10. Quem Qué Pão?
11. Miragem Viagem (Black Orchid)
​      Solo de Patrícia
12. Papai Noel dos Baixinhos*

*As músicas "Parabéns da Xuxa" e "Papai Noel dos Baixinhos" que faziam parte do disco "Karaokê da Xuxa", passaram a ser consideradas bonus nas edições em CD do "Xou da Xuxa". E, posteriormente, na tiragem de CD em 2006, passou a ser parte oficial do álbum.

EDIÇÕES LANÇADAS EM LP


Data de Lançamento: Segundo Semestre de 1986
Gravadora: Som Livre
País: Brasil
Detalhes: Primeira tiragem. Com  a música "Garoto Problema"  ainda não finalizada, com diálogos da Xuxa frios, como se fosse algo ensaiado, sem emoção.



Data de Lançamento: Final  de 1986
Gravadora: Som Livre
País: Brasil
Detalhes: Segunda tiragem. Com  a música "Garoto Problema"  corrigida, da forma que conhecemos.



Data de Lançamento: Agosto/Setembro de 1988
​Gravadora: Som Livre
País: Brasil
Detalhes: Terceira tiragem. Aqui percebemos mudanças nos textos da contracapa do disco. E o rótulo também sofre alterações.



Data de Lançamento: Novembro de 1989
Gravadora: CBS
País: Portugal
Detalhes: Tiragem do disco lançada em Portugal. Aqui percebemos uma melhor masterização das músicas e o disco sai pela gravadora CBS, logo o rótulo do disco passa a ser vermelho como o padrão da gravadora na época e as informações na contracapa também mudam.


EDIÇÕES LANÇADAS EM K7


Data de Lançamento: Segundo Semestre de 1986
Gravadora: Som Livre
País: Brasil
Detalhes: Primeira tiragem em cassette. A qualidade de som era inferior a do LP. 


Data de Lançamento: Segundo Semestre de 1988
Gravadora: Som Livre
País: Brasil
Detalhes: Segunda tiragem em K7. A qualidade da imagem tem uma leve melhora e a lombada muda a fonte.


Bootleg
​Data de Lançamento: Provavelmente 1994
Gravadora: ???
País: Brasil
Detalhes: Uma bootleg recém descoberta do Xou. Foi vendida em feiras livres e ainda pode ser encontrada em sites como Mercado Livre sendo vendida a preços absurdos.






Data de Lançamento: Segundo Semestre de 1996
Gravadora: Som Livre
País: Brasil
Detalhes: Tiragem de 1996. A capa passa por um tratamento, porém fica com a qualidade mais baixa que na primeira prensagem. A imagem está levemente mais embassada que na versão original.


Data de Lançamento: Segundo Semestre de 1996
Gravadora: CBS
País:Portugal
Detalhes: Tiragem de Portugal. A logo passa a ficar abaixo das pernas da Xuxa na capa. Contém um encarte preto e branco com as letras e os desenhos iguais o encarte do LP.






EDIÇÕES LANÇADAS EM CD



Data de Lançamento: Segundo Semestre de 1995
Gravadora: Som Livre
País: Brasil
Detalhes: Primeira tiragem do  álbum em CD. O rótulo é amarelo e com a logo do disco. O encarte passa a ser branco, com as letras em azul, sem nenhum desenho. E a contracapa do LP deixa de existir aqui.  E a Som Livre achou prudente descartar o disco "Karaokê da Xuxa" e incluir duas faixas vocais  na versão em CD do Xou "Parabéns da Xuxa" e "Papai Noel dos Baixinhos". E essas músicas fazem parte da tracklist em CD até a última tiragem lançada, em 2006.


Data de Lançamento: Primeiro semestre de 1996
Gravadora: Som Livre
País: Brasil
Detalhes: A partir dessa tiragem, o álbum passa a pertencer a série Gala. O  encarte se mantém igual a primeira edição , porém a contracapa sofre alterações de texto de gravadora. O Rótulo do CD passa a ser espelhado com textos em preto . A logo da série  Gala  está presente na capa a partir dessa tiragem e fica até a tiragem de 2001.

Data de Lançamento: Segundo Semestre de 1997
Gravadora: Som Livre
País: Brasil
Detalhes: A partir dessa tiragem, o rótulo passa a ser preto, com o nome do disco espelhado. O encarte se mantém. A contracapa tem alterações nos textos de gravadora.



Data de Lançamento: 2001 a 2003
Gravadora: Som Livre
País: Brasil
Detalhes: A partir dessa tiragem, o rótulo se mantem preto e passa por atualizações. O encarte se mantém. A contracapa passa por mais alterações nos textos de gravadora.



Data de Lançamento: Primeiro semestre de2006
Gravadora: Som Livre
País: Brasil
Detalhes: Aqui as artes do "Xou" ao "Luz no Meu Caminho" passam por reformulações e ficam mais próximas das versões em LP. ​Arte foi refeita em 2006 para acompanhar os 20 anos de Xuxa na Globo. Mas, ainda assim, o que mantém da arte original é só a capa. A contracapa passa a ter a "marquinha" da Xuxa, que também aparece na capa. A capa recebeu novo tratamento, passando a ficar com as cores mais claras, e a foto mais perto da tonalidade original. As faixas bonus passam a fazer parte da tracklist original.

Comentários
0 Comentários